Um
exemplo de que como a mídia determina o consumo da sociedade, são os famosos
livros da “moda” como Harry Potter, Senhor dos Anéis e demais “franquias”,
devido estes livros depois que foram para a televisão e o cinema tiveram mais visibilidade
da massa e geraram bilhões de dólares no mundo globalizado com a venda de
produtos que remetem a personagens destes livros. O mercado editorial é o
reflexo da sociedade de consumo que adquire produtos que estão na moda e não
procura difundir e comercializar a cultura clássica e erudita.
Hoje
há poucos leitores especializado em um gênero literário específico, mas
observamos um público influenciado pela mídia que cria uma marca através dos
meios de comunicação de massa. Tamanho o desejo e o fetiche pelo consumo, que o
produto torna-se mais importante que a leitura em si.
Tudo
isto promove a perda de identidade local, onde a população assiste e consome a
“mercadoria” ditada através da moda ou pelo desejo de possuir algo que a grande
maioria tem, não pelo gosto ou valor intelectual. Um exemplo de como a moda influencia é o livro da escritora J. R. Tolkien
(Senhor dos Anéis), que ficou famoso no mundo todo e gerou milhões por produtos
derivados do filme. Já foram vendidos mais de 140 milhões de cópias. De certa
forma a mídia contribui para a venda dos livros porque instiga-se depois do
cinema e produtos adquiridos as pessoas a lerem os livros cada vez mais. As
novas tecnologias influenciam no consumo dos livros.
O
sistema capitalista aborda da cultura literária a partir de um ponto de vista
exclusivamente monetário. Por fim o cenário editorial virou uma empresa que
visa somente o lucro e não a disseminação de cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário