A
Praça Pio XII sediou entre 4 a 5 de agosto o 4º Encontro Anual de Carros
Antigos e Customizados. Segundo Flávio Eduardo Barroso, Presidente do Motor
Clube de Ibiporã, o encontro é de veículos com mais de 30 anos; de carros
customizados e tunados com som, rodas, rebaixados e turbo; triciclos, motos,
tratores e caminhões. A festa é um atrativo que ajuda o comércio, movimentando
hotéis, mercados, postos de combustível e restaurantes. “O evento tornou-se
tradicional e figura no calendário oficial do município e do Estado”, relata.
Ele complementa que domingo (12), ocorre o 48º Encontro Mensal do Motor Clube. “Apesar
da chuva, mais de 600 veículos estiveram presentes na festa, abrilhantada com a
participação de food trucks, bandas e apresentação de dança Rockabilly”, cita.
Proprietário
de uma picape Willys 1969, comprada nova pelo seu avô e que trabalhou no campo
e na cidade, ele afirma que a cultura do carro antigo cresce e o evento
possibilita convívio e confraternização de colecionadores para divulgar e reviver
histórias passadas. “Há mais de cem anos os veículos ajudam a transformar e
evoluir a sociedade através do transporte de cargas e pessoas. Ter um carro
antigo não é tão caro como se imagina”, ressalta.
O
Motor Clube de Ibiporã já ganhou espaço e representatividade ao estar presente
em eventos como o lançamento do livro “Contos e Causos”, além de irem a
encontros em Jataizinho, Londrina, Cambé, Rolândia e demais localidades. “Outra
tendência destes eventos é a exposição de antiguidades como máquina de
escrever, panelas, máquina registradora, bicicletas e itens antigos. Isto preserva
a história e a memória”, finaliza.
Entre
os expositores, havia o Grupo Vesparaná, que reúne colecionadores de Vespa e
Lambreta. Fernando Feijó e Alessandro Peralta, que se agrupam aos fins de
semana, citam que a Vespa é uma scooter de 200 cilindradas e fabricadas no
Brasil entre 1986 a 1991. Os primeiros modelos eram importados da Itália. Outro
colecionador do Vesparaná é Leonardo Mel, que além da scooter exposta, restaura
um modelo ano 1964. “Já fomos a encontros no Rio Grande do Sul e a Curitiba. Em
breve, o próximo objetivo é irmos ao Chile. São mais de 3000 quilômetros”,
cita. Outro integrante do grupo, Carlos Sargarila, tem uma Vespa vermelha 1985
e uma Lambreta 1958, na qual também faz muito sucesso nos encontros.
Quem
levou o carro mais antigo ao Encontro foi Ézio Sousa Barbosa: um Ford 1928, o
mesmo modelo usado por Al Capone e retratado no filme “Os Intocáveis”. Oriundo
de Faxinal, Ézio Barbosa relata que no carro é dos Estados Unidos, mas o
adquiriu há cerca de oito anos em São Paulo. “Fui em busca de um Opala, mas ao
chegar no galpão, vi o Ford 1928 abandonado. Ele tem motor de 4 cilindros, 40
cavalos de potencia e a restauração durou em torno de dois anos, devido as peças
virem dos Estados Unidos”, diz. Além do Ford 1928, Ézio Barbosa tem na sua
coleção um Aero Willys Itamaraty que obteve no Rio de Janeiro. É um carro de
luxo e presidencial, totalmente restaurado, com interna de couro e motor de 6
cilindros.
Outro
grupo que chamou a atenção foram os Opaleiros, como Denis dos Santos, proprietário
de um Opala 1982 SS customizado. O grupo, que atua desde 2004, também agrega Caravans
e Diplomatas, que se reúnem no 3º domingo do mês no Armazém da Moda, em
Londrina, além de realizarem encontros no 1º domingo do mês na Autolub,
localizada na Duque de Caxias com a BR 369, em Londrina. “São em torno de 140
membros com estilos que variam de carros conservados ou o Ratão, algo mais
despojado”. O Opala comemora 50 anos de fabricação e mesmo sendo antigo, ainda
é uma das estrelas de eventos de racha ou corrida, ambas feitas em autódromos.
“Em breve haverá no Autódromo de Londrina, o Área 43, destinado a corrida de
ruas. Meu carro terá preparação e carburação que permite alcançar mais de 320
cavalos de potencia”, pontua.
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