quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A escola reinventada: Uma reflexão sobre a escola no Brasil (Por Aldo Moraes)

Ambiente da diversidade, ainda mais num país miscigenado como o Brasil, a escola deveria dar crédito e condições para que floresçam experiências voltadas ao embate intelectual, à tolerância, ao conhecimento do outro e, sobretudo à vivência do saber.
O que se vê ao longo do tempo é que a escola se transformou em prédio de embates físicos e de previsibilidade, aonde os alunos já vão prontos a simplesmente buscarem seu certificado de conclusão do curso, um estágio ou um emprego. Na maioria dos casos não é nem mesmo a busca por uma profissão e valores como civismo, cordialidade e respeito, desafios colocados para educadores e famílias.
Para a geração do celular e do iphone, a escola não é terreno fértil para o experimento científico, a criação ou a transmissão de um legado pacificador que poderia ser ampliado com os recursos da tecnologia. Se os espaços físicos não são estimuladores, o conhecimento humano e a dedicação devem pesar a favor da escola e do aluno.
A escola do futuro que deseja sobreviver como espaço da inteligência e integração humana precisa ser repensada. Se reinventar baseada na experiência do educador e no diálogo permanente com as crianças e os adolescentes.



Nenhum comentário: