segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Infância e Juventude: O direito a educação! (Por Aldo Moraes)


Em contribuição a Ação Mundial pelo Direito a Educação, organizada por várias entidades como UNESCO e UNICEF e da qual somos parceiros no Paraná, falaremos um pouco sobre a educação na atualidade. O espaço concedido pelo Jornal Nossa Terra é de extrema importância para reflexão do tema.
                                                                                                                                   
Há duas experiências nos últimos anos: a escola em tempo integral e atividades culturais, ambos com oficinas do “Batuque na caixa” em Londrina e Cambé. Considerando as enormes dificuldades que as crianças e seus familiares enfrentam no dia a dia em termos econômicos e sociais e, que se desdobram na falta de qualificação para o mundo profissional, a Educação em Tempo Integral pode contemplar ações significativas para a melhora na qualidade de vida da população.                                                                                     
Suas relações com a cultura, esporte e ações sociais são essenciais para transformar o universo da infância e juventude. Neste sentido entendemos que a Educação em Tempo Integral não se resume em ocupar os alunos no contra turno, mas possibilitar que as atividades agreguem valor cultural, recreativo e educacional; que a comunidade e as instituições de defesa do menor e do adolescente se envolvam e se comprometam com o programa; que os familiares tenham noção clara do que representa o programa para seus filhos, para o sistema municipal de educação e para toda a comunidade. Além disso, o comprometimento dos profissionais envolvidos com as atividades deve ser total e amparado numa constante reciclagem e avaliação. O processo é tão importante quanto o direito pleno a educação que as crianças e os jovens devem ter assegurados. Ambos representam o fundamento de uma perspectiva sólida e inovadora na vida dos alunos.                                                                                    
Acreditamos na perspectiva de que o conceito da Educação em Tempo Integral deve estar além da ocupação de espaços e se constituir numa ampla possibilidade de enriquecimento da estrutura organizacional da escola, bem como dos conteúdos aplicados e de uma permanência criativa do aluno no ambiente escolar. Um dos papéis que defendemos é o de que a escola promova a formação de pessoas aptas a exercerem sua plena cidadania. Além disso, o envolvimento de educadores de várias áreas, como cultura e esportes, junto com a estrutura humana das escolas é estimuladora de experiências que se complementam e beneficiam as perspectivas de toda a comunidade em torno, pois leva em conta o pluralismo das pessoas que a escola recebe.                         
Dois aspectos são fundamentais na concepção do programa: a jornada escolar (tempo) e o espaço físico. Pensamos que a jornada deve agregar valor ao aprendizado e que o espaço pode ser compartilhado com outros lugares de aprendizagem, muitos deles ociosos. Neste sentido, os espaços da criação e da fruição se encontram na liberdade de pensamento e ação criativo/social do que necessariamente em lugar físico. O exemplo disto é o “Futsal Cidadão”, desenvolvido em Londrina pelo professor Marcelo Barreto e que ocupa todo espaço disponível buscando o exercício do esporte e da educação social.


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