Em contribuição a Ação Mundial pelo Direito a Educação,
organizada por várias entidades como UNESCO e UNICEF e da qual somos parceiros
no Paraná, falaremos um pouco sobre a educação na atualidade. O espaço concedido
pelo Jornal Nossa Terra é de extrema importância para reflexão do tema.
Há
duas experiências nos últimos anos: a escola em tempo integral e atividades
culturais, ambos com oficinas do “Batuque na caixa” em Londrina e Cambé.
Considerando as enormes dificuldades que as crianças e seus familiares
enfrentam no dia a dia em termos econômicos e sociais e, que se desdobram na
falta de qualificação para o mundo profissional, a Educação em Tempo Integral
pode contemplar ações significativas para a melhora na qualidade de vida da
população.
Suas relações com a cultura, esporte
e ações sociais são essenciais para transformar o universo da infância e
juventude. Neste sentido entendemos que a Educação em Tempo Integral não se
resume em ocupar os alunos no contra turno, mas possibilitar que as atividades
agreguem valor cultural, recreativo e educacional; que a comunidade e as
instituições de defesa do menor e do adolescente se envolvam e se comprometam com
o programa; que os familiares tenham noção clara do que representa o programa
para seus filhos, para o sistema municipal de educação e para toda a comunidade.
Além disso, o comprometimento dos profissionais envolvidos com as atividades
deve ser total e amparado numa constante reciclagem e avaliação. O processo é
tão importante quanto o direito pleno a educação que as crianças e os jovens
devem ter assegurados. Ambos representam o fundamento de uma perspectiva sólida
e inovadora na vida dos alunos.
Acreditamos
na perspectiva de que o conceito da Educação em Tempo Integral deve estar além
da ocupação de espaços e se constituir numa ampla possibilidade de
enriquecimento da estrutura organizacional da escola, bem como dos conteúdos
aplicados e de uma permanência criativa do aluno no ambiente escolar. Um dos
papéis que defendemos é o de que a escola promova a formação de pessoas aptas a
exercerem sua plena cidadania. Além disso, o envolvimento de educadores de
várias áreas, como cultura e esportes, junto com a estrutura humana das escolas
é estimuladora de experiências que se complementam e beneficiam as perspectivas
de toda a comunidade em torno, pois leva em conta o pluralismo das pessoas que
a escola recebe.
Dois
aspectos são fundamentais na concepção do programa: a jornada escolar (tempo) e
o espaço físico. Pensamos que a jornada deve agregar valor ao aprendizado e que
o espaço pode ser compartilhado com outros lugares de aprendizagem, muitos
deles ociosos. Neste sentido, os espaços da criação e da fruição se encontram
na liberdade de pensamento e ação criativo/social do que necessariamente em
lugar físico. O exemplo disto é o “Futsal Cidadão”, desenvolvido em Londrina
pelo professor Marcelo Barreto e que ocupa todo espaço disponível buscando o
exercício do esporte e da educação social.
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