A prática da autoridade e respeito na
educação dos filhos é fundamental numa sociedade. Conforme Zygmunt Bauman, as relações são “liquidas”, ou seja, não tem
muitas bases e estruturas, sendo as incertezas e angústias muito próximas dos
anseios e expectativas das futuras gerações.
Cabe a família internalizar, através da educação, diálogo e
bons exemplos, valores sociais e morais que levem em consideração o respeito e
comprometimento para agregar à ética, no intuito da criança conhecer regras e normas
estabelecidas nas relações sociais e no convívio com pessoas fora da relação
familiar, como na interação social da escola, clube ou comunidade. O papel de
ensinar e impor autoridade a transformará num adulto consciente que respeite os
semelhantes, além de criar possibilidades de maior sucesso devido à maior compreensão
e interpretação de normas e padrões sociais vigentes.
Por fim, entende-se a autoridade e o respeito como fatores de
sociabilização. A escola, apesar do papel formal que cumpre, não pode
exclusivamente exercer o tal ação, sendo que os pais têm fundamental importância
na formação do caráter, algo ligado ao respeito, moral, ética e valores.
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