Ao
avaliar o desenvolvimento de países que avançaram nas questões sociais,
econômicas e ambientais, percebemos que ali houve um olhar para a educação como
verdadeiro patrimônio e legado a ser seguido por gerações. A escola formal é um
direito e um bem de valor inestimável para qualquer povo, mas a educação
integrada a esporte, cultura e ciência desperta horizontes para crianças e
adolescentes. Por isso a educação integral sempre fez parte dos países com os
quais podemos aprender!
No
Brasil as idéias e experiências inovadoras de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro
se adaptaram e multiplicaram propostas no interior e nas capitais. Num país com
extensão continental e enorme diversidade cultural, o planejamento e as
práticas de educação precisam mesmo considerar aspectos particulares de cada
região. Isso provoca também múltiplas leituras pedagógicas do processo e faz
com que a experiência brasileira (embora com idas e vindas) seja única e com
lições para os estudiosos internacionais.
Aspectos da educação integral em
escolas públicas brasileiras passam por uso de espaços alternativos,
aproximação com a comunidade e sobretudo a presença da cultura em sua
diversidade e de esportes tão apreciados por crianças e jovens. Nesse sentido,
entende-se o programa com visão multidisciplinar, orgânico e moderno já que a
permanência do aluno na escola não basta para caracterizar sua realização. Com
grande carência social, o programa no Brasil deve buscar seu foco na vivência
da educação e seus parceiros (esporte, cultura, lazer e práticas ambientais)
utilizando então espaços abertos e fechados, passeios, a tecnologia e muito
diálogo.
Ativar
o rico patrimônio da nossa cultura popular (festas, culinária, religiosidade,
causos) ambienta o aluno e sua família e, sobretudo, abre um importante canal
com a valorização do passado e daquilo que o país construiu ao longo dos anos.
Possivelmente o Brasil seja um dos raros exemplos em que a arte e a cultura do
passado se misturam com tecnologia e novos gêneros urbanos (samba/hip hop,
baião/rock, cordel/séries de TV, música sertaneja/pop) com boa aceitação do
público.
Na região
(Londrina, Cambé e Ibiporã) a educação integral tem importante missão de consolidar
a nossa história e cultura no ambiente social, familiar e na formação dos
jovens. Respeitar as características regionais e apostar na determinação de
nossos educadores é fundamental neste processo que busca a cidadania do
individuo e a realização da escola que seja inovadora e atraente para a geração
da internet. Está aí um legado que a educação brasileira pode dar aos países
com adiantado processo formal e que agora precisam de inovação e respeito às
diferenças.
Aldo Moraes - MTB 0010993/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário