Despertar o interesse pela leitura em
crianças e adolescentes é fundamental para formar cidadãos capazes de analisar
criticamente o mundo ao seu redor. A literatura infantil desempenha importância
fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças. Através dela desenvolve-se
a criatividade, imaginação, sentimentos, valores e emoções. O trabalho com a
literatura em sala de aula
é uma
possibilidade de construção de espaços significativos, aproximando as crianças
a diferentes linguagens: oral, escrita, plástica, musical e corporal.
E, durante o mês de julho, buscando
mergulhar os alunos neste mundo criativo, realizou-se um importante projeto
sobre lendas paranaenses na Escola Irene Aparecida da Silva, no Jamile Dequech, em
Londrina. Sob a orientação da professora e psicopedagoga Dayane Pelacine Marques
Faiam, os alunos tiveram a oportunidade de pesquisar e conhecer algumas
histórias e lendas que compõem a cultura do Paraná.
Trabalhando o gênero lendas, os estudantes
realizaram pesquisas em livros, jornais antigos e internet, selecionando para
trabalho as seguintes lendas: Gralha Azul, Araucária, Dois Cavaleiros, Véu da
Noiva, Cataratas do Iguaçú, Villa
Velha, Capão da Onça e João Maria. Realizou-se rodas de conversas, discussões,
confecção de dobraduras e reproduções destas lendas, que ao fim foram enviadas
ao Concurso Cultural SESC, voltado ao tema. Mergulhados neste contexto, os
alunos do 3° ano produziram um móbile de gralhas azuis, representando a
grandiosa influência da ação desta ave para a disseminação da árvore símbolo do
Paraná: a araucária.
O projeto de literatura “Palavras
Andantes”, que acontece há 16 anos nas bibliotecas das escolas de Londrina,
proporciona este encontro da criança com diversos gêneros literários, bem como
sua exploração através dos mais variados tipos de arte. Diante disso, os alunos
do 4° ano realizaram a audição e reprodução da música Gralha Azul, através da
construção de um mosaico de papel com a figura do pássaro, conhecendo a origem
e princípios deste tipo de arte. Por último, os alunos do 5° ano
encerraram o projeto com uma roda literária, discutindo sobre as lendas
trabalhadas, assim como a pesquisa e estudo dos topônimos de cidades
paranaenses que possuem origem indígena, dentre elas Ibiporã, do tupi guarani Ibi (bonita)
e porã (terra). Além disso, construiu-se a
maquete do Paraná com a localização destas cidades e um glossário dos topônimos
mencionados.
O resultado
deste trabalho foi exposto entre 09 e 11 de agosto no Londrina Mais, evento
realizado no Parque de Exposição Ney Braga e que teve a participação das escolas
de todo o município.
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