Experiências inovadoras mostram que a cultura é aliada
importante da educação e ajuda no combate ao analfabetismo e na evasão escolar.
Atividades que remetem ao conhecimento, ao lúdico e à reflexão colaboram para
avaliar as enormes dificuldades que as crianças e seus familiares enfrentam no
dia a dia. A cultura e o esporte entram pela escola através da Educação em
Tempo Integral e podem contemplar ações significativas para a melhora na
qualidade de vida da população. Educação
em Tempo Integral não se resume em ocupar os alunos no contra turno escolar,
mas possibilitar que as atividades propostas agreguem valor cultural,
recreativo e educacional aos assistidos; que a comunidade e as instituições de
defesa do menor e do adolescente devem se envolver e se comprometer com o
programa; que os familiares devem ter uma noção clara do que representa este
programa para seus filhos, e que o comprometimento dos profissionais envolvidos
com as atividades deve ser total e amparado numa constante reciclagem.
O
conceito da Educação em Tempo Integral deve estar além da ocupação de espaços e
se constituir numa ampla possibilidade de enriquecimento da estrutura
organizacional da escola, bem como dos conteúdos aplicados e de uma permanência
criativa do aluno. Um dos papéis que esperamos desta escola é o que ela promova
a formação de pessoas aptas a exercerem sua plena cidadania.
Vale
citar que dois aspectos são fundamentais na concepção do programa: a jornada
escolar (tempo) e o espaço físico. A jornada deve agregar valor ao aprendizado
e o espaço pode ser compartilhado com outros locais públicos de aprendizagem,
podendo-se pensar na grande quantidade de espaços ociosos. Neste sentido, a
cultura e seus agentes sabem que o local da criação e fruição se encontram mais
na liberdade de pensamento, ação criativa e social do que necessariamente em
lugares físicos.
Música, dança, teatro e livro (que é uma extensão da
imaginação e da memória, como disse Jorge Luis Borges, numa conferencia em
1978) são ferramentas de diversão, criatividade, cidadania e integração, uma
vez que a cultura se faz sempre com o outro (ouvindo e interagindo). Num desafio
como este, ela é uma forte parceira da educação.
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