quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Cultura e suas relações com a escola em tempo integral (Por Aldo Moraes)

Experiências inovadoras mostram que a cultura é aliada importante da educação e ajuda no combate ao analfabetismo e na evasão escolar. Atividades que remetem ao conhecimento, ao lúdico e à reflexão colaboram para avaliar as enormes dificuldades que as crianças e seus familiares enfrentam no dia a dia. A cultura e o esporte entram pela escola através da Educação em Tempo Integral e podem contemplar ações significativas para a melhora na qualidade de vida da população.                                                               Educação em Tempo Integral não se resume em ocupar os alunos no contra turno escolar, mas possibilitar que as atividades propostas agreguem valor cultural, recreativo e educacional aos assistidos; que a comunidade e as instituições de defesa do menor e do adolescente devem se envolver e se comprometer com o programa; que os familiares devem ter uma noção clara do que representa este programa para seus filhos, e que o comprometimento dos profissionais envolvidos com as atividades deve ser total e amparado numa constante reciclagem.                                                                                                                 
O conceito da Educação em Tempo Integral deve estar além da ocupação de espaços e se constituir numa ampla possibilidade de enriquecimento da estrutura organizacional da escola, bem como dos conteúdos aplicados e de uma permanência criativa do aluno. Um dos papéis que esperamos desta escola é o que ela promova a formação de pessoas aptas a exercerem sua plena cidadania.           
                                                             
Vale citar que dois aspectos são fundamentais na concepção do programa: a jornada escolar (tempo) e o espaço físico. A jornada deve agregar valor ao aprendizado e o espaço pode ser compartilhado com outros locais públicos de aprendizagem, podendo-se pensar na grande quantidade de espaços ociosos. Neste sentido, a cultura e seus agentes sabem que o local da criação e fruição se encontram mais na liberdade de pensamento, ação criativa e social do que necessariamente em lugares físicos.                                                            
Música, dança, teatro e livro (que é uma extensão da imaginação e da memória, como disse Jorge Luis Borges, numa conferencia em 1978) são ferramentas de diversão, criatividade, cidadania e integração, uma vez que a cultura se faz sempre com o outro (ouvindo e interagindo). Num desafio como este, ela é uma forte parceira da educação.


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