sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

No conturbado 2018, ano de Copa do Mundo e de eleições no Brasil, a violência contra a mulher tem sido intensamente discutida. E agora neste mês, temos o Outubro Rosa, onde questões de gênero ligadas à saúde são debatidas e lembradas. O poema abaixo escrevi sobre o impacto emocional e as reflexões de histórias de uma vida contadas por uma mulher especial.
Como na canção de Caetano (Tigresa), abaixei meus olhos para chorar e ouvir, permitindo “que a tigresa possa mais do que o leão!” Mulheres de verdade são anjos e também são seres reais com marcas de dor, olhares tristes, desejos, prazeres e medos. Assim, todos os dias ouvimos relatos e desabafos que exigem duplamente atitude e órgãos governamentais com mais estrutura para que as leis já existentes funcionem.
Neste poema, o poeta ouvinte faz uma volta ao passado para reencontrar com essa mulher a ponto de salva-la de um marido violento, de tristezas, de sonhos desfeitos e tatuagens na alma que nem sempre se curam. E numa noite enluarada, ambos resgatam os valores humanitários e do amor afetivo e seguem adiante. É preciso recuperar a dignidade e o valor humano de milhares de mulheres pelo Brasil afora para que todos possam seguir adiante...
Para esta moça que me contou sua história e todas as outras mulheres que lutam por um futuro mais leve e possível, meu tributo, carinho e respeito por meio deste poema.
LÁGRIMA DE MULHER
Eu não vi você chorar
Pode ser que naqueles dias, eu estivesse sorrindo mergulhado em alguma vitória.
Eu não vi você fugir para o quarto e se esconder da tristeza
Talvez na memória da vida, eu ainda nem sabia que ia te encontrar.
Eu não soube dos seus momentos de solidão
Tinha gente demais a meu lado e eu não sabia que precisava te buscar.
Fiquei triste quando você me contou dos seus sonhos desfeitos
Realmente eu nem imaginava que alguém podia fazer isso com uma mulher.
Eu não estava no dia em que a menina chorou e sentiu as incertezas da vida
Queria saber onde eu estava nesse dia pra fazer o tempo voltar. Pra olhar no seu rosto, te consolar e te amar de verdade como homem nenhum jamais te amou...
Naqueles dias em que você ficou sem esperanças e que tudo parecia desabar, eu queria muito estar com você.
Ia ficar quieto e você certamente sentiria que bastava minha presença para te acalmar e te mostrar um rumo.
Esquecendo de mim, encontrei essa lágrima triste e oculta a cair no seu rosto
Eu deixei a lágrima cair, jurei que seria a última.
Que você só vai chorar de alegria daqui em diante.
Tomei você em meus braços e a noite trouxe a lua e o vento.
A noite nos envolveu em mistérios, amor e poesia!
Por Aldo Moraes

Nenhum comentário: