sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, de Londrina, apresenta trabalho sobre o folclore paranaense no Londrina Mais

Despertar o interesse pela leitura em crianças e adolescentes é fundamental para formar cidadãos capazes de analisar criticamente o mundo ao seu redor. A literatura infantil desempenha importância fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças. Através dela desenvolve-se a criatividade, imaginação, sentimentos, valores e emoções. O trabalho com a literatura em sala de aula é uma possibilidade de construção de espaços significativos, aproximando as crianças a diferentes linguagens: oral, escrita, plástica, musical e corporal. 
E, durante o mês de julho, buscando mergulhar os alunos neste mundo criativo, realizou-se um importante projeto sobre lendas paranaenses na Escola Irene Aparecida da Silva, no Jamile Dequech, em Londrina. Sob a orientação da professora e psicopedagoga Dayane Pelacine Marques Faiam, os alunos tiveram a oportunidade de pesquisar e conhecer algumas histórias e lendas que compõem a cultura do Paraná. 
Trabalhando o gênero lendas, os estudantes realizaram pesquisas em livros, jornais antigos e internet, selecionando para trabalho as seguintes lendas: Gralha Azul, Araucária, Dois Cavaleiros, Véu da Noiva, Cataratas do Iguaçú, Villa Velha, Capão da Onça e João Maria. Realizou-se rodas de conversas, discussões, confecção de dobraduras e reproduções destas lendas, que ao fim foram enviadas ao Concurso Cultural SESC, voltado ao tema. Mergulhados neste contexto, os alunos do 3° ano produziram um móbile de gralhas azuis, representando a grandiosa influência da ação desta ave para a disseminação da árvore símbolo do Paraná: a araucária. 
O projeto de literatura “Palavras Andantes”, que acontece há 16 anos nas bibliotecas das escolas de Londrina, proporciona este encontro da criança com diversos gêneros literários, bem como sua exploração através dos mais variados tipos de arte. Diante disso, os alunos do 4° ano realizaram a audição e reprodução da música Gralha Azul, através da construção de um mosaico de papel com a figura do pássaro, conhecendo a origem e princípios deste tipo de arte. Por último, os alunos do 5° ano encerraram o projeto com uma roda literária, discutindo sobre as lendas trabalhadas, assim como a pesquisa e estudo dos topônimos de cidades paranaenses que possuem origem indígena, dentre elas Ibiporã, do tupi guarani Ibi (bonita) e porã (terra). Além disso, construiu-se a maquete do Paraná com a localização destas cidades e um glossário dos topônimos mencionados. 
O resultado deste trabalho foi exposto entre 09 e 11 de agosto no Londrina Mais, evento realizado no Parque de Exposição Ney Braga e que teve a participação das escolas de todo o município. 



 
 



Nenhum comentário: