sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020


Qual a importância de ler? Em que a literatura nos ajuda? Quais os benefícios da leitura? Estas e outras perguntas nos cercam diariamente quando o assunto é a leitura, seja sobre literatura clássica e formal, ou informal de revistas, divulgações de mercados, lojas e propagandas em geral.
Despertar o interesse pela leitura é fundamental para formar cidadãos capazes de analisar criticamente o mundo ao seu redor, influenciando positivamente a vida pessoal, social e econômica. Através da leitura descobrem-se possibilidades de interpretação do mundo e consequentemente amplia-se a capacidade de comunicação.
No atual contexto a leitura e a comunicação sofreram modificações diante da influência das tecnologias e mídias digitais. A leitura individual e impressa como conhecemos, vem dividindo espaço com a leitura digital e coletiva que nos conecta com o mundo. Valorizamos e reconhecemos a importância de ambas, no entanto, apresentamos aqui a necessidade da leitura impressa e formal que tem perdido seu foco com o fácil acesso as leituras digitais.
Por isso, observa-se a valorização do texto jornalístico, um gênero literário rico e repleto de cultura, onde o jornal possui importância no cotidiano da população. Através da narrativa é possível veicular informações, oferecer opiniões e discussões sobre temas importantes que refletem tanto a realidade local, quanto a mundial.
Buscando o resgate desta leitura formal, impressa e informativa, realiza-se semanalmente trabalhos de pesquisa e manipulação de jornais pelos alunos do 5° ano da Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, no Jamile Dequech, em Londrina. Em agosto e setembro os textos jornalísticos apresentados foram um pouco diferentes. Diante da matéria divulgada no jornal Nossa Terra, sobre o trabalho realizado pela escola, as crianças tiveram a oportunidade de manipular e conhecer o jornal de Ibiporã, realizando a leitura destes textos e conhecendo um pouco sobre a cultura e realizações do município.
Diante das reflexões apresentadas, destaca-se a disponibilidade de locais de leitura em Ibiporã, que oferece ambientes enriquecedores aos leitores de plantão, contando com a Biblioteca Municipal Irmã Benta Cinelli Fidelini, na Rua 19 de Dezembro 1085; a Biblioteca Cidadã Zilda Arns Neumann, no Conjunto Francisco Domingos Moya, além da Biblioteca SESI, também na Rua 19 de Dezembro. Elas são três importantes centros de informação e leitura com fácil acesso a população.

Dayane Pelacine Marques Faiam é Psicopedagoga e atua na Rede Municipal de Ensino Fundamental em Londrina.




Nenhum comentário: