sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020


Um exemplo de que como a mídia determina o consumo da sociedade, são os famosos livros da “moda” como Harry Potter, Senhor dos Anéis e demais “franquias”, devido estes livros depois que foram para a televisão e o cinema tiveram mais visibilidade da massa e geraram bilhões de dólares no mundo globalizado com a venda de produtos que remetem a personagens destes livros. O mercado editorial é o reflexo da sociedade de consumo que adquire produtos que estão na moda e não procura difundir e comercializar a cultura clássica e erudita.
Hoje há poucos leitores especializado em um gênero literário específico, mas observamos um público influenciado pela mídia que cria uma marca através dos meios de comunicação de massa. Tamanho o desejo e o fetiche pelo consumo, que o produto torna-se mais importante que a leitura em si.
Tudo isto promove a perda de identidade local, onde a população assiste e consome a “mercadoria” ditada através da moda ou pelo desejo de possuir algo que a grande maioria tem, não pelo gosto ou valor intelectual. Um exemplo de como a moda influencia é o livro da escritora J. R. Tolkien (Senhor dos Anéis), que ficou famoso no mundo todo e gerou milhões por produtos derivados do filme. Já foram vendidos mais de 140 milhões de cópias. De certa forma a mídia contribui para a venda dos livros porque instiga-se depois do cinema e produtos adquiridos as pessoas a lerem os livros cada vez mais. As novas tecnologias influenciam no consumo dos livros.
O sistema capitalista aborda da cultura literária a partir de um ponto de vista exclusivamente monetário. Por fim o cenário editorial virou uma empresa que visa somente o lucro e não a disseminação de cultura.

Nenhum comentário: