domingo, 23 de fevereiro de 2020

Jataizinho amplia para 95% o serviço de coleta e tratamento de esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jataizinho (SAAE) ampliou a rede coletora de esgoto em mais 875 metros lineares. A obra executada na Rua Caetano Munhoz da Rocha, paralela a BR 369, vai do Viaduto até o fim da Rua Piquiri. Ela absorveu 70 novas ligações e amplia para 95% a taxa de coleta e tratamento de esgoto na cidade. Segundo a Diretora Presidente do SAAE, Miriam Tarosso, há uma cobrança do Ministério Público em relação ao saneamento. “Coleta e tratamento de esgoto representam melhores índices na saúde pública. Jataizinho é privilegiada ao alcançar os 95%. Muitas cidades buscam estes números. Nós alcançamos e temos a meta de chegar a 100%. Os 5% restantes estão no Conjunto Vista Bela, que aguarda a documentação para começar os estudos de ampliação de rede. Após isto, o desafio está em algumas chácaras às margens do Rio Tibagi”, salienta. Ela também parabeniza o trabalho da prefeitura, que teve dificuldades referentes à documentação e quanto a derrubada de uma chaminé, que posteriormente os donos do terreno autorizaram o serviço e a passagem da rede.
A Diretora Presidente do SAAE observa que a rede de esgoto valoriza os imóveis, além de eliminar o esvaziamento de fossas, algo de elevado custo. “Saneamento é saúde e nas fossas encontramos ratos, baratas, cobras, bactérias e demais situações que ocasionam doenças. Localidades que não tem esgoto tratado podem ter dificuldades ligadas à saúde da população”, cita.
O SAAE ressalta que ao implantar o esgoto, a população não deve jogar óleo na pia da cozinha e lixo na patente, como absorvente, palito, fralda, papel higiênico e demais objetos. A rede é dimensionada para água e ao jogar objetos estranhos no esgoto, o morador e seus vizinhos são penalizados devido os entupimentos. “Caso haja irregularidades na ligação, o morador deve ligar na Prefeitura para normalizar. Quanto às dúvidas, elas podem ser esclarecidas no telefone 32591172, onde o atendimento de 24 horas por dia. Destinar corretamente o lixo é um exercício de cidadania, bom senso e reflete valores morais”, pontua.


Nenhum comentário: