segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O valor da educação em tempo integral (Por Aldo Moraes)


Ao avaliar o desenvolvimento de países que avançaram nas questões sociais, econômicas e ambientais, percebemos que ali houve um olhar para a educação como verdadeiro patrimônio e legado a ser seguido por gerações. A escola formal é um direito e um bem de valor inestimável para qualquer povo, mas a educação integrada a esporte, cultura e ciência desperta horizontes para crianças e adolescentes. Por isso a educação integral sempre fez parte dos países com os quais podemos aprender!   
                                                                          
No Brasil as idéias e experiências inovadoras de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro se adaptaram e multiplicaram propostas no interior e nas capitais. Num país com extensão continental e enorme diversidade cultural, o planejamento e as práticas de educação precisam mesmo considerar aspectos particulares de cada região. Isso provoca também múltiplas leituras pedagógicas do processo e faz com que a experiência brasileira (embora com idas e vindas) seja única e com lições para os estudiosos internacionais.       
                                                                 
Aspectos da educação integral em escolas públicas brasileiras passam por uso de espaços alternativos, aproximação com a comunidade e sobretudo a presença da cultura em sua diversidade e de esportes tão apreciados por crianças e jovens. Nesse sentido, entende-se o programa com visão multidisciplinar, orgânico e moderno já que a permanência do aluno na escola não basta para caracterizar sua realização. Com grande carência social, o programa no Brasil deve buscar seu foco na vivência da educação e seus parceiros (esporte, cultura, lazer e práticas ambientais) utilizando então espaços abertos e fechados, passeios, a tecnologia e muito diálogo.                               
Ativar o rico patrimônio da nossa cultura popular (festas, culinária, religiosidade, causos) ambienta o aluno e sua família e, sobretudo, abre um importante canal com a valorização do passado e daquilo que o país construiu ao longo dos anos. Possivelmente o Brasil seja um dos raros exemplos em que a arte e a cultura do passado se misturam com tecnologia e novos gêneros urbanos (samba/hip hop, baião/rock, cordel/séries de TV, música sertaneja/pop) com boa aceitação do público.                                                                                
Na região (Londrina, Cambé e Ibiporã) a educação integral tem importante missão de consolidar a nossa história e cultura no ambiente social, familiar e na formação dos jovens. Respeitar as características regionais e apostar na determinação de nossos educadores é fundamental neste processo que busca a cidadania do individuo e a realização da escola que seja inovadora e atraente para a geração da internet. Está aí um legado que a educação brasileira pode dar aos países com adiantado processo formal e que agora precisam de inovação e respeito às diferenças.

Aldo Moraes - MTB 0010993/PR

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