quarta-feira, 29 de julho de 2009

Segundo Marcos de Freitas, a idéia da criação da Região Metropolitana e do Parque Tecnológico nasceu a partir de uma discussão e de um projeto do Deputado Eduardo Trevisan. Seria a primeira Região Metropolitana do interior do Brasil. É importante ressaltar que ainda não é possível realizar/desenvolver atividades econômicas, devido a implicações jurídicas. Com a criação da Região, as ações passariam a ser realizada de uma forma integrada (Meio Ambiente - Saúde - Educação - Transporte) e Karimata, que já foi vereador de Ibiporã por cinco vezes, em 1987, já havia proposta a criação da região. “O desenvolvimento é necessário para que haja a região. Não são necessários muitos recursos, mas sim estrutura de pensamento para a implantação. Devemos observar quais são os projetos/industrias/municípios que possam crescer juntos e pela força de todos, levar a discussão futura sobre o que a região pode levar ao desenvolvimento conjunto”, diz o ex-vereador.

Setecentos mil é o número de habitantes da região. Atualmente existem 25 regiões metropolitanas no Brasil. A de Londrina está entre as 20 maiores. A tarifa telefônica é a mesma para todas as cidades (menos para Sertanópolis, devido ser a última que entrou).

Parque tecnológico: Atração de industrias voltadas à tecnologia. Colocar a região no circuito tecnológico, sendo que a criação deste mercado é essencial.

A Aviepar (Associação de Vereadores do Médio Paranapanema), propõe o intermédio com o governo estadual para a criação da região, porém a entrada de novos municípios não é possível, pois é necessário que a concretização da região esteja realizada.

Existe uma inter-relação muito grande entre os municípios, porém o governo do Estado não tem muito interesse à criação da região, pois ela pode significar uma grande perca de poder da capital em relação aos municípios que irão compor a mesma. Portanto, pode haver parecer contrário a sua criação.

É importante lembrar que, com a criação da região, haveria mais discussões sobre o destino das verbas para a construção de hospitais e escolas. Deverá haver muitas mudanças políticas e culturais e principalmente na política participativa dos moradores das cidades que compõe a região metropolitana. Outro ponto importante, é que sempre haverá atrelamento as verbas e as políticas do estado.

METRONOR: Citado por Freitas é uma idéia dos anos 70. Seria a criação de uma cidade linear com 100 quilômetros entre Cornélio Procópio e até um pouco depois de Maringá.

A avenida Saul Elkind tem um projeto para ser construídos mais quatro quilômetros de asfalto, assim ela chegaria a Cambé. O outro extremo da Avenida, tem ligação com Ibiporã através da Avenida Londrina (Contorno Norte).

A estrutura administrativa da Região já existe e, para a criação dela é necessário o governo autorizar a ação política (não haveria custo, pois cada município destinaria um técnico). Há problemas relacionados com a regional de Saúde, já que a mesma se encontra no município de Londrina. Os problemas para locomoção também são muito grandes.

O bloco norte, que seria a região metropolitana, aumentaria a força da região, que tem a media de 70 anos.

Nenhum comentário: