quinta-feira, 23 de julho de 2009

Essa é antiga: Catedral de Londrina lança Campanha da Fraternidade de 2006

Com o tema “Levanta-te, vem para o meio” igreja resgata a fé dos deficientes

A Campanha da Fraternidade de 2006 terá um tema muito abrangente e de responsabilidade junto à sociedade: “Levanta-te e vem para o meio”, lema extraído do Evangelho de São Marcos (3,3).

A Campanha da Fraternidade desde ano, quer promover a dignidade das pessoas com deficiências dentro e fora da comunidade cristã. O tema “Fraternidade e pessoas com deficiências” suscita questões que vão muito além da reflexão mais imediata sobre a discriminação e os preconceitos sofridos por aqueles que possuem alguma deficiência, seja física, auditiva, visual ou mental. Ela procura entender a deficiência, valorizar as pessoas a lidar com os obstáculos para que vivam de forma independente.

Segundo o Monsenhor Bernard Gafá, pároco da Catedral de Londrina, ao escolher este tema, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), pretende trazer à tona e questionar a realidade de exclusão social vivida pela maioria das pessoas com deficiências e tem a intenção de buscar alternativas que contribuam para superar essa situação. “Desta forma, trabalhamos com os problemas sociais e existenciais do ser humano, sem ter a fé alienada, mas vivida”.

O tema “Levante-te, vem para o meio”, são palavras de Jesus que significam, segundo o Monsenhor Bernard Gafá, uma época de se fazer projetos para levantar as pessoas para que não fiquem marginalizadas e chama os deficientes para participarem da igreja. O monsenhor diz que as deficiências humanas não são apenas físicas, mas se demonstram em outros aspectos que o impedem de se inserir na sociedade. “A Igreja Católica levanta a questão social e cabe aos organismos e a sociedade organizada o questionamento e atenção para que se chegue a uma solução”.

No Brasil, existem mais de 24 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Destes, 70% poderiam ser evitados (veja no box) através da educação. “As deficiências não podem ser escondidas e cabe a todos a criação de alternativas para facilitar a vida dos deficientes”, diz o Monsenhor.

QUARESMA

A Campanha da Fraternidade é sempre feita na quaresma, que são 40 dias que culminam com a Semana Santa, que, para os católicos, significa a morte e ressurreição de Cristo. Para Igreja, é uma época muito forte, que começa na Quarta-feira de Cinzas, onde o fiel, reconhecendo o gesto pecador, recebe em sua fronte, como prova da penitência, o sinal da cruz. A frase que marca o costume é: “veio do pó e do pó voltará” e foi dita por Deus á Adão como referência ao mundo material.

Segundo o Monsenhor, na quaresma, a igreja pede penitência e resguardo. ”Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta feira Santa, não é recomendado a carne de sangue quente, como a vermelha, pois “ela pode favorecer várias paixões humanas como raiva, luxúria e gula”. O monsenhor lembra que antigamente, não era recomendado fazer bailes e casamentos na quaresma e que hoje, com a igreja mais branda, é pedido abstinência, como deixar de beber e fumar, para que o homem “purifique sua alma”.

Quem é o deficiente mental? - É a pessoa que apresenta desempenho intelectual abaixo da média, a ponto de justificar e requerer a modificação das práticas educacionais no sentido de desenvolver ao máximo suas potencialidades.

Nenhum comentário: