terça-feira, 28 de julho de 2009

Secretaria de Esportes de Ibiporã inicia série de atividades para o ano de 2009

Objetivo, segundo diretor de esportes, é a participação da comunidade

Consolidada como um centro de treinamento e formação de atletas, Ibiporã possui uma estrutura invejável na área de ginásios e quadra poliesportivas, cabendo a população o usufruto destes locais. Pensando nisso, a Secretaria de Esportes, com o diretor Jaime Luiz Lino a sua frente, esta desenvolvendo um calendário para estimular diversos esportes, como exemplo os radicais, que agrupa skate, patins e bike. “Convidaremos atletas de várias modalidades para elaboração de provas. Vamos ouvir, em específico, o munícipe”, afirmou.

Uma das primeiras atividades será o Campeonato Citadino de Futsal – Taça Cidade de Ibiporã, onde o congresso técnico, já realizado, definiu as 16 equipes adultas, divididas em quatro grupos de quatro equipes. A grande novidade, para 2009, é a criação da 1ª e 2ª divisão, onde os oito melhores times farão parte da 1ª divisão no 2º semestre. A outra categoria, sub-17, terá a participação de sete equipes e elas se enfrentarão em turno único, classificando-se as quatro melhores colocadas para a semifinal.

Para as categorias de base, Jaime explica que esportes como o basquete, vôlei de areia, tênis de quadra, xadrez, futsal e atividades para crianças, serão estimuladas com atividades nas escolas e no Ginásio de Esportes Carecão, em parceria com entidades como o SESC. “O esporte para as bases propicia uma série de benefícios. Auxilia o rendimento escolar, fator primordial para o desenvolvimento físico, além de ser meio de controle alimentar para crianças obesas”, diz. Lino cita o esporte como fator de sociabilização, ao ensinar as crianças à vivência em grupo e o respeito à individualidade. “Ela aprende a dividir espaços e respeitar limites e regras”.

O bem estar não se restringe apenas as categorias de base. Ele traz saúde principalmente aos idosos, que ao se envolverem em atividades físicas, conhecem pessoas e lugares diferentes. “Muitos se sentem a sós e a atividade física propicia o auxilio psicológico e emocional”, diz.

Outro ponto, citado pelo professor, é o fato de toda prática física, obrigatoriamente, deve ser orientada por profissionais formados em Educação Física. Os mesmos aprendem na faculdade a trabalhar com todas as faixas etárias de maneira segura e sadia, por conhecer e respeitar os limites dos indivíduos.

Nenhum comentário: