quinta-feira, 23 de julho de 2009

Publicado em 8/8/8 no Jornal Nossa Terra (1ª Edição)

No mês de fevereiro (2008), no Espaço Memória da Fundação Cultural de Ibiporã, foi realizada uma homenagem ao 10º Prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira. No local, a Presidente da Fundação Cultural, Sandra Moya de Lacerda recebeu autoridades, personagens da política ibiporãense, familiares e amigos do homenageado. O Vice-prefeito da gestão, Nadir Bigati, também foi lembrado pelo grande trabalho prestado à cidade.

A coordenadora do projeto – Lúcia Striquer Bizoto – lembrou de fatos marcantes da vida e da administração de José Maria que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Desde sua eleição em 1.976 como o vereador mais votado de Ibiporã já demonstrava seu ponto forte: a liderança, ocasião essa em que assumiu a Presidência da Câmara dos Vereadores.

Já em 1988 foi eleito Prefeito de Ibiporã pelo PMDB. “Sua administração caracterizou-se pela competência e pela constante preocupação com a melhoria de vida do cidadão ibiporãense” – ponderou Lúcia.

O Jardim San Rafael, projeto iniciado na gestão anterior, foi pavimentado e recebeu iluminação, rede elétrica e sistema de esgoto. Nesse bairro ainda foram construídos creche, escola e posto de saúde, o que possibilitou seu crescimento e uma melhor qualidade de vida para a população local.

Em 1992, quando terminou seu mandato, que priorizou a implantação de parques industriais e postos de trabalho, teve grande aprovação popular, sendo considerado o 5º melhor prefeito dentre os 399 municípios do Paraná.

Em seu discurso o ex-prefeito estendeu sua homenagem a todos aqueles que participaram da administração. Emocionou-se em alguns momentos ao referir-se aos seus pais, os quais foram fundamentais na escolha pela vida pública. “Sendo filho de meu pai, não tinha outra escolha a não ser entrar na política” – disse José Maria.

A homenagem e a exposição fazem parte do projeto “Nossa Gente e Nossa História” que visa ao resgate da memória do município. Vale lembrar que a exposição ficará aberta a visitação até o mês de abril, quando será lembrado o mandato do ex-prefeito Dorival Martins, no dia 11.

Nenhum comentário: