terça-feira, 28 de julho de 2009

- Os debates sobre conteúdo eram vários, iam desde a decência, sexo e violência. Com a TV a cabo os debates se tornaram mais constantes e se baseavam na influência para as crianças. Criaram-se soluções como restrição de horários de programas conforme o conteúdo e sistemas técnicos de filtros. Muitos livros foram lançados para abordar o assunto e entre 1960/1970, surgem os estudiosos da comunicação, mostrando a relação da TV e influência na sociedade. Guy Debord, falava em 1970, que a TV proporcionava a “sociedade do espetáculo”. Jean Baudrillard foi mais profundo, e dizia que “a televisão estava dissolvida na vida das pessoas e a vida das pessoas estava dissolvida na TV”. Isso mostra que fatos reais se tornam enredos de TV, influenciando os telespectadores.

- Sabendo da influência, que muitas vezes era prejudicial, foi criado em muitos países a TV Educativa, com parâmetros e paradigmas diferentes da TV comercial. A informação estrangeira, vinculada por filmes e minisséries, não era compatível com o local. Era a dominação cultural imposta de cima para baixo

- Apesar de discussões, a TV é elemento chave da “Sociedade de Informação”, ligada a elementos da comunicação (conhecimento, notícias, literatura e entretenimento), com elementos de mídias diferentes (papel, tinta, telas, pinturas, celulóide, cinema, rádio, TV e computador). Mensagens visuais e verbais tornam-se dados captáveis e a computadorização da sociedade junto a informação, se tornam o princípio organizacional da vida

- No campo da economia, surgia um novo profissional, “os trabalhadores da informação”, que crescia mais do que os trabalhadores na agricultura, nos EUA. Junto a esses trabalhadores, surge a idéia de que “as atividades mundiais de comunicação ultrapassam barreiras nacionais”. Diferente do espaço geográfico convencional, a informação global será conectado por redes. É aí, que nos anos 90, surge a convergência, que é a união dos computadores com a comunicação e que muda a maneira de viver, trabalhar, as percepções, crenças e instituições. David Gelernter, dizia que “na primeira fase, os computadores deveriam ser mais baratos e acessível a todos. Numa segunda fase, a computação transcende do computador e toda a vida eletrônica seria compartilhada num cibercorpo”. A convergência é responsável pela introdução de vários sistemas de telefonia e TV Digital, mercados muitos competitivos e de grande disputa em concessão. Ela é associada aos computadores, satélites, cabos/fibras ópticas, dados visuais (teletexto) e internet. Todos estes elementos só funcionam a partir da eletrônica ou da informática e representam um grande salto para humanidade multimídia, pós-moderna e contemporânea

- Em relação a educação, a convergência se mostra muito eficiente. Nos EUA, Bill Clinton criou o Dia da Net e inaugurou, na Califórnia, o acesso a internet nas escolas, discursando que em todas as escolas haveria esta tecnologia. A convergência é fundamental no ensino a distância, com a ajuda de satélites, TV e rádio

- A convergência possibilita que barreiras sejam vencidas e rompidas nos meios de comunicação, cultura, história, sociologia, antropologia, psicologia e economia. O termo ciberespaço, dá novos meios para cultura da mídia, como o filme Matrix. É a era da realidade virtual, onde tudo é possível ao homem. Espera-se maior crescimento da área, onde empresas pontocom são mais lucrativas e existe até a Bolsa de Nasdaq. A mídia se mostra um grande instrumento de interação e de globalização.

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