terça-feira, 28 de julho de 2009

Presente nas escolas, CADEVI inicia programa que inibe doenças oculares precoces

Funcionando há mais de 20 anos em Ibiporã, graças ao esforço de voluntários e com uma nova sede na Avenida dos Estudantes, próximo ao Fórum, o Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã, CADEVI, lança para 2009, junto às escolas do município, o Programa de Prevenção Precoce de Doenças Oculares.

Segundo uma das coordenadores do centro, Maria Ivone Ferreira Ramielli, o programa funciona da seguinte maneira: uma professora do município, especialista em doenças oculares, vai a todas as escolas até a 4ª série, com o objetivo da prevenção a partir de um teste ocular gratuito. “Através da triagem, é detectado quando o aluno tem algum problema visual. Mas, existem circunstâncias empíricas que auxiliam no diagnóstico. Como por exemplo, dificuldades causadas pela refração da luz, o forçar da vista ou em casos de alunos que se sentam muito a frente nas cadeiras escolares. Porém, isso é empírico, tendo o teste mais confiança e exatidão quanto ao diagnóstico.

Feito o teste e detectada a necessidade de consulta, o aluno é encaminhado ao posto de saúde, onde já existe uma consulta agendada. Após a consulta, com o médico oftalmologista Luiz Fernando Cavalieri e diagnosticado alguma dificuldade, o paciente recebe um auxilio óptico, que pode ser tanto um óculos quanto uma lente de contato, conforme o caso.

Maria Ivone, professora da rede pública, explica que nos casos mais graves, como a catarata, leva o médico a realizar o exames mais detalhados na retina, em ambientes escurecidos e com aparelhos modernos. “Tudo isso pode ser evitado e revertido quanto mais cedo se descobre alguma dificuldade visual, propiciando aos alunos inclusão e inserção social”, comenta.

Atingindo em unanimidade e buscando solução para todos os problemas, o CADEVI funciona através do poder público, atendendo 120 alunos. O programa dura o ano todo e visto a necessidade mais grave, o aluno é encaminhado ao centro para se tratar e fazer cursos, como o Braille ou a orientação e mobilidade pela percepção, que ensina aos deficientes visuais totais como ir e vir através da sensibilidade de sons ou fenômenos da natureza como vento e calor. Outra atividade conforme Maria Ivone é a educação musical através de instrumentos como o violão, cavaquinho, órgão e teclado, ministrados pela Fundação Cultural de Ibiporã, que disponibiliza professores especialistas. “Isso resgata a vida do ser humano, pois a igualdade se conquista a partir do respeito às diferenças”.

Nenhum comentário: