quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lar Anália Franco

Inaugurado em 1963, o Lar Anália Franco atende 157 menores, sendo que 80 são internos que moram no Lar. O restante dos alunos são provenientes de regiões pobres da cidade. Os moradores da casa vão as aulas conforme a idade escolar, freqüentam as devidas séries e estão matriculados em Colégios e Escolas da região. O transporte até o local é feito pelo Lar através de um caminhão adaptado. Aqueles que estudam mais perto são levados pelos alunos mais velhos.

É comum que um menor prefira morar no Lar em vez de sua casa, pois terão condições de estudar e de aprender uma profissão, como marceneiro ou costureira. Provavelmente se estivessem nas ruas, não iriam aprender um ofício e em alguns casos poderiam estar envolvidos com a criminalidade ou com drogas.

Muitas crianças que moram no Lar são encaminhadas pelo Fórum.
As crianças que estudam no Lar, que tem de 0 a 7 anos de idade, tem ensinos variados. As menores, que tem entre 0 a 6 anos ficam no Centro Educacional, ou em berçários, pois são levadas pelas mães no período da manhã. Algumas só retornam no final da tarde, após uma jornada de trabalho. Outras, com idade um pouco mais avançada, estudam, são oferecidos os Pré I, II e III, além do reforço escolar. O Lar aceitam menores até os 18 anos, completada a idade, a pessoa é encaminhada para um trabalho, ou retorna para casa, pois anteriormente já havia aprendido um ofício. É comum casos em que a pessoa após completar 18 anos, continue no Lar, não como interno, mas sim como funcionário, ou então, ensinando para os mais novos uma profissão.

A entidade conta atualmente com 5 casas-lar para atender os 80 internos.
O Lar Anália Franco, também conta em seu quadro funcional, 14 profissionais formados em Pedagogia e com especialização. Também existem professores que cuidam das atividades físicas dos menores. Além de vários profissionais da Área de Saúde, como enfermeiros, dentistas e nutricionistas, que trabalham para dar uma melhor qualidade de vida para os menores carentes.

O lar está aceitando todo o tipo de doação para o Lar, seja ela qual for, desde móveis velhos (existe a oficina de recuperação de móveis), tecidos, etc. Caso não tenha como levar a doação para o Lar, existe um caminhão que pode ir até o local para poder buscar.

Piedade informou que a entidade também está aberta para estudantes universitários que queiram fazer estágio, porém, o estágio não é remunerado e tem a orientação da direção do Lar. Caso você seja estudante universitário, esteja cursando Matemática, Letras, Ed. Física, Ed. Artística, Pedagogia, Enfermagem e esteja com vontade de colaborar com o Lar, através de seus conhecimentos, ou mesmo fazer uma doação, ligue para o telefone 325-8060, ou então vá a Rua Anália Franco, nº 33, no Bairro Cervejaria

Nenhum comentário: