quinta-feira, 23 de julho de 2009

Rádio Cincão FM: O sonho que se tornou realidade

A Rádio Cincão FM é uma das conquistas da comunidade da Região Norte de Londrina. O processo de habilitação para que a Cincão FM pudesse disponibilizar o serviço de radiodifusão à Zona Norte e os Cinco Conjuntos, começou nos meados de 1997, quando um grupo de pessoas acreditaram no projeto e reuniram-se para colocar a teoria na prática.

A “nova rádio”, que começou funcionando em fase de testes, foi um sucesso e rendeu muitos comentários em todas as regiões de Londrina. Na época, não havia a Lei das Rádios Comunitárias. Mesmo assim, os idealizadores do projeto foram ousados a pleitear uma liminar na Justiça e colocar a rádio no ar. Porém, a liminar foi negada e continuaram a operar, causando um grande estrondo na sociedade ao manterem o que é hoje a Cincão FM no ar para ajustar os equipamentos e aprender a “fazer rádio”.

Logo, a ANATEL, (Agência Nacional de Telecomunicações) se incomodou com a “caçulinha”, tanto que a lacrou, apreendeu todos os seus instrumentos e acusou seus idealizadores de exercer ilegalmente a rádio difusão.

De fato foram muitas lutas e a força de vontade não parou por aí. O pessoal da Cincão FM foi paciente e persistente. Compraram um novo transmissor, toca CDs, microfones, computadores, antena e após laboriosa etapa jurídica e burocrática em Brasília – DF, finalmente, em 2005, a Cincão FM recebeu a autorização do Ministério das Comunicações para iniciar suas atividades legalmente.

Seriedade, organização e ousadia são qualidades que os ouvintes reconhecem e valorizam. Na programação, a Cincão FM cria um modelo de rádio baseado neste tripé. Por isso, quem ouve a Cincão FM já sabe: este nome, por si só, é marca de qualidade.
A rádio Cincão é uma FM planejada e projetada com amor e rigor para o futuro. Hoje, vários colaboradores se revezam entre si, permitindo a convivência mais do que perfeita entre ouvintes e locutores, dando enormes passos na direção ao desenvolvimento da ZN de Londrina, ao contar com um sistema informatizado.

Investimentos foram feitos para que a Cincão FM pudesse contar com a total automação de músicas, comerciais, vinhetas e qualidade de som. Interligada 24hs na internet de alta velocidade, a Cincão FM sempre mantêm o ouvinte atualizado com as últimas notícias. Mas não é só isso. O maior desafio é manter a programação, aumentar a audiência e acima de tudo tornar-se a caixa de ressonância da população da Zona Norte. A Rádio Cincão FM é uma ONG que preza pela democracia. Todos que desejarem podem fazer uso da sua programação para reivindicar, reclamar, informar e exercer a cidadania. Isso é o que diferencia a Cincão FM. O grupo que arcou com as despesas da compra de equipamentos e tem custos de manutenção, não tem como objetivo principal o lucro. Isso parece pouco para a Cincão FM se diferenciar das outras emissoras, mas não é.

A democracia se constrói com a participação popular. A Cincão FM se tornou protagonista e agente dessa luta. É a luta pela democracia que apenas começou e a Rádio Cincão FM é uma etapa vitoriosa nesta luta.

Nenhum comentário: