quinta-feira, 23 de julho de 2009

Carta não enviada a Evo Morales - O presidente da Bolívia

Grande chefe e cacique Evo Morales, tú que és um índio Ayamará e Quétiua, acredita que a cultura indígena, quando inserida na vida e relacionada as atividades diárias das pessoas, cria razões e indica que as tradições populares não deve deixar enganar pela falsa mentira.

A cultura traz consciência para o povo da América Latina sobre a origem e princípios éticos que guiam as relações sociais baseadas em princípios antropológicos e sócio-culturais. Dentro de cada movimento, associação, federação e entidades que representam o povo, à luta indígena dá força para a construção de bases ideológicas que sejam contra a expoliação do bem público. O povo, que trabalha para fortalecer a nação, deve criar canais que o ajudem a acabar com a pobreza e a desigualdade social. Diante da situação, forças contínuas convergem contra ações que aumentam as desigualdades.

Para o homem da América Latina essa representatividade é positiva.

Diante da consciência adquirida pela origem e raiz, a cultura indígena traz ao povo que todo o continente é importante e deve-se refletir a união que fortaleça os laços que formam o arco indígena. O indígena que defende essa idéia é forte e vive contra força opressora do inimigo. Este é o consciente da nossa sabedororia, pois aqui um dia, o continente antes era vivido por indíos do Brasil e da Bolívia que se sucedem em todas as faixas.

Tupã é forte e maneja o fogo do aço no sol.

Ele conhece os guaranis, que são o povo. Pergunte ao povo sobre um presidente cacique que tem ao seu lado vários deputados pajés. Pergunte também aos caciques e aos pajés se existe no mundo um presidente que sabe as necessaides do povo. Eles dirão: Evo Morales. A juventude sabe que não vai morrer por culpa do ópio, mas nos perigos existentes na opressão e principalmente devido a falta de oportunidades.

Falam que Evo é um líder cocaleiro, mas Evo é um índio que sabe e conhece as terapias medicinais da coca e acima de tudo é um camponês. Evo, é sábio e temos que que dar forças a Fidel. Pergunte ao Fidel se os doutores de Cuba utilizam a coca para suas curas. Isso é importante nas cirurgias e para a saúde.

Devemos descriminalizar a coca para fins medicinais e para curar, assim como fez Jesus Cristo. Mas também, o povo precisa de comida e são os camponeses, os principais produtores.

Os índios quétiua e ayamara reconhecem o milho como produto de grande valia ao camponês. Quem não gosta de comer farinha de milho? E como as coopoerativas ajudam a acabar com a fome no mundo? Através do trabalho!

Sabemos, pela cultura guarani e pelo sol que ilumina a terra e nos dá os alimentos que a cultura ancestal jamais deve ser perdida. És um homem erguido por Deus e você sabe como é importante a luta diária do povo contra os opressores. Aqueles que lutam contra o povo, com medo que a ideologia da justiça prevaleça.

Para acabar com a violência em nossos países, devemos trabalhar para que haja EDUCAÇÃO para os jovens e SÁUDE para as crianças. Essa é a consciencia sem maldade dos indígenas que nos orienta, afim de consolidar ideais que envolvem a cultura e a reflexão do conhecimento sobre a inteligência que rege e dá vida ao planeta: A NATUREZA. Pedimos ao senhor, um índio quétiua e aymara para que lute e roge em favor do meio ambiente e que faça leis de apoio e contra os que destroem as nossas matas.

Dependemos da naturza para a nossa sobrevivência...

Estamos fortes e a cada dia existe o reconhecimento de nossa luta popular. Os índios venceram na Bolívia.

Evo Morales é o cacique do povo.

Nenhum comentário: