terça-feira, 18 de abril de 2017

Sem recursos, dona de casa cuida de 50 gatos e dezenas de cães

Nair Garcia Furlan, moradora da Rua Princesa do Norte, vive há 56 anos em Jataizinho. Ela é oriunda de Cambé e veio à cidade para cuidar da irmã, que na época tinha um filho recém-nascido. Apaixonada por Jataizinho, ela se casou e vive até hoje aqui.
No entanto, Nair Furlan tem um diferencial: o amor pelos animais, que desde criança, viu seus pais os tratarem com amor e dedicação. “Sempre cuidamos de animais. Ao visualizar algum bichinho abandonado, o adoto, principalmente os cães, pois sinto pena deles”, afirma.
Atuante na causa nobre, Nair Furlan criou a ONG Cat & Dog, que mesmo sem apoio politico, se mantêm a custa de doações. “Não temos sede ou abrigo para os animais”, lamenta. Paramantê-los, ela diariamente alimenta os animais que estão nas ruas. Além disso, cria dez cães em sua residência. “Tenho uma chácara e os criava lá. No entanto houve alguns empecilhos e os trouxe a minha casa. Além de dar atenção aos que vagueiam pelas ruas. Tenho pena dos animais, por isto o amor e a dedicação. Atualmente são mais de 50 gatos chácara, levados por antigos donos. A quantidade não é maior porque dou anticoncepcionais as fêmeas, impedindo-as de ter crias. Se não fosse isto, seria uns 200 gatos. Já os cães, são feitas vacinas e dado anticoncepcionais”, afirma.
Quanto àalimentação, ela obtém por doações de familiares e comerciantes, que ajudam com carne e ração. “Alguns comerciantes doam retalhos de carne, cerca de 20 a 30 quilos por dia. Outros doam pães, que são recheados com molho de fígado de frango, e dado aos cachorros de rua. Também dou comprimidos para evitar doenças, como a sarna. Um comprimido custa R$ 3,50 e serve para dois cães”, afirma.

Católica praticante, Nair Furlan diz que se deve praticar o bem, independente se for ao homem ou aos animais. “Não adianta ir à igreja e não ter compaixão dos animais. Quem pega animal para criar e depois o abandona, deve responder perante a lei, pois isto é um crime. Além disso, falta em Jataizinho um abrigo para os animais abandonados dormir e se alimentar”, finaliza. 

Nenhum comentário: