segunda-feira, 24 de abril de 2017

5ª edição do livro - DVD “Contos e Causos - História Viva de Ibiporã” é lançada no Cine Teatro Padre José Zanelli

Na última sexta feita (22), o Cine Teatro Padre José Zanelli foi palco do lançamento do livro - DVD “Contos e Causos - História Viva de Ibiporã”. A produção é do Museu Histórico e Artes de Ibiporã (MHAI), órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Fundação Cultural, IPHAN e SETI
                                                                                           
Em sua 5ª edição, o Secretário de Cultura Júlio Dutra afirma que “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã” é um projeto de recuperação da memória, onde se optou trabalhar com pioneiros. “Havia a possibilidade de montar o museu estático com objetos, mas Ibiporã não está preparada para isto, pois é jovem e há pioneiros vivos. Eles são arquivos em vida que guardam histórias, memórias, contos e causos em diversos segmentos, como política e religião. São pessoas que construíram a cidade e chegaram para desbravar matas”, relata.                                                                                                                       
O projeto reunirá 10 DVDs e cada edição tem 20 entrevistados. Além deste trabalho, a Secretaria de Cultura está com o Circuito das Capelas, que recupera história e memória de 23 capelas rurais. “Quando as famílias chegavam à cidade, iam trabalhar nas comunidades rurais”, declara.                  
Julio Dutra afirma que o trabalho da construção da identidade cultural e histórico do Norte do Paraná, feito em Ibiporã, é um dos poucos na região, uma vez que são gravados relatos de como era o passado. “Hoje há praticidade, conforto e tecnologia. Mas antes não. Temos a memória dos desbravadores que fizeram as primeiras construções, escolas, profissionais variados, professores, as primeiras festas e outros acontecimentos que contribuem para comunidade ter orgulho de viver e conhecer espaços que constituem a memória local”, afirma. O Secretário de Cultura ressalta que o material produzido irá para escolas e associações e ficará disponível no Museu do Café.     Além do “Causos e Contos” e o Circuito das Capelas, outro trabalho de expressão é a Rota e o Museu do Café, onde Ibiporã é única, em meio a trinta cidades do Norte do Paraná, que possui o museu e a rota do café. “Com estes trabalhos vamos criar e fortalecer a identidade cultural. O café foi propulsor e construtor do que existe na região”, cita. Uma referência a este passado é a Estação Ferroviária, tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural e construída em função das lavouras de café, que ali eram carregadas e escoadas pela ferrovia. “O morador de Ibiporã deve ter orgulho e reconhecer o trabalho da Secretaria de Cultura. Contamos a história de 200 famílias que tem em vida filhos e netos. A história familiar, com grandes feitos será mantida e preservada”, finaliza.
Os pioneiros que participam neste Volume V são:
 
Anita Del Fraro
Antonio Bigatti
Antônio Maggi
Benvindo Pereira da Gama
Carlos Augusto Guimarães
Eliaquim Soares Marins
Equelina Lopez Garcia
Eugênio Fernandes
Ildeman de Figueiredo Alves Pereira
Jacinto Semprebom
João Rodrigues Tavares
Lourdes Semprebom
Maria Braga Godoy
Maria Lúcia Pierro
Marli Matilde Bruschi Lustosa
Mauro José Pierro
Pompílio Luzardo Vieira Lustosa
Rubens Pires Godoy
Sophia Pelisson Botti
Suely Moya Willy


Nenhum comentário: