segunda-feira, 17 de abril de 2017

Programa de Humanização busca introduzir melhorias no Hospital Cristo Rei através de palestras aos funcionários.

       Entre 6 a 8 de maio ocorre no Hospital Cristo Rei a Semana de Humanização. As palestras, direcionadas aos funcionários, abordarão os temas Ética e Espiritualidade; Paciência e Respeito; Valorização Profissional e Perseverança e; Qualidade e Comprometimento. 

Um dos objetivos é mostrar que é possível, pela humanização, melhorar o atendimento no Cristo Rei, através da proximidade ao doente. Além de patologias, os pacientes trazem problemas emocionais que pioram seu estado físico.
Com possibilidades de abertura ao publico externo no futuro, a Semana de Humanização foi bem aceita e teve uma excelente repercussãodevido a qualidade dos temas abordados, que tiveram o intuito de despertar a reflexão, além buscar o respeito mútuo entre funcionários. “A humanização deve ser natural. O estresse diário e o emocional abalado ocasionam doenças aos profissionais. As palestras reforçaram ações e idéias positivas e, os exemplos citados ajudam o funcionário a mudar sua percepção e visão na hora de atender o paciente”, afirma Taiz Martins Estevão, funcionária do hospital.
Além da humanização, há dois anos o Cristo Rei adotou a classificação de risco no pronto socorro, onde o amarelo tem prioridade 1. São casos de urgência, que o paciente necessita de atendimento médico e de enfermagem, porém não corre risco imediato de vida; o verde, com prioridade 2, onde a prioridade não é urgente e o paciente se encontra em condições agudas (urgência relativa) ou não agudas, atendido com prioridade sobre consultas simples; e o azul, de prioridade 3, onde a consulta é de baixa complexidade.
Outra medida afim de melhorar a qualidade foi a adoção da classificação de risco nos leitos, para facilitar o trabalho das equipes. Outra ação foi a cirurgia segura: antes de qualquer procedimento se faz um check list e a enfermagem verifica itens como medicação e procedimentos, ocasionando menos erros e maior segurança ao paciente.
Atualmente o Cristo Rei possui 103 leitos (77 do SUS) e o atendimento mensal varia de 3500 a 3800 pacientes. As internações chegam a média de 290 por mês, além de 180 cirurgias no período. Referência para Jataizinho, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul e Sertanópolis, o Cristo Rei atende casos de urgência e emergência (acidentes de transito e trabalho) por conta de ser próximo a rodovia BR 369. Entre as especialidades atendidas estão ortopedia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologista, clinica geral e pediatria.

            

Nenhum comentário: