segunda-feira, 24 de abril de 2017

Programa Bom Negócio Paraná capacita empreendedores

Está em andamento no Samae o Programa Bom Negócio Paraná, numa parceria da Administração Municipal com o Governo do Paraná. O curso faz parte do subprograma de apoio ao Empreendedorismo do Programa Universidade Sem Fronteiras e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico dos municípios paranaenses.                                                                                      
Segundo Pedro Henrique Flausino, graduando em Economia pela Universidade Estadual de Londrina e ministrante de Gestão de Pessoas, o objetivo é ensinar, capacitar e orientar micros, pequenos, médios e empreendedores informais para melhor gerenciamento dos negócios, fortalecendo atividades empreendedoras, além de oferecer consultoria aos cursistas. “O Bom Negócio Paraná capacita nas áreas de Gestão Financeira, de Negócios, Comercial, de Pessoas e Estratégica. Milhares de alunos foram capacitados e tivemos a oportunidade, em parceria com a Secretaria de Trabalho, de trazer as atividades para Ibiporã”, afirma.

O curso capacita o empreendedor e é fundamental, uma vez que ele gera emprego e renda. Quanto aos alunos, o perfil é variado, sendo que há desde micros empreendedores que vão iniciar algo novo ou quem deseja se formalizar. “Há donos de bar, choperia, restaurante, peixaria, estacionamento, prestação de serviços, soldadores, arte finalistas e outros perfis. Todos ganham ao se capacitar, uma vez que o curso é gratuito”, declara Pedro Flausino. 
Moradora do Jardim Paraíso, Leila Mara Lemos de 35 anos está se qualificando. “O curso é uma excelente oportunidade para se atualizar, além de possibilitar a diversificação do conhecimento nas áreas de Gestão de Pessoas, Estratégica, Financeira e ser algo aplicarei no dia a dia”, declara. Formada em Eventos, ela abrirá um Buffet de festas infantis e usará o que aprendeu no curso, na área de Gestão Financeira, nos campos de compras e cobrança. “Serei uma boa gestora”, afirma.
Já o revendedor de veículos da loja Manah, Leandro Roberto Costa, de 29 anos, afirma que a qualificação é essencial. Sendo um profissional liberal, ele vê o curso como um diferencial. “É impossível trabalhar de forma simplificada porque hoje tudo mudou. Devemos separar o pessoal do profissional além de contabilizar gastos e lucros através da contabilidade, algo que aprendi no curso. O que aprendo aplico a negócios e aos funcionários”, declara.                                                                                            
Atuando no desenvolvimento de logomarcas, identidade visual e jogos, Alan Vinicius Carvalho Silva, de 40 anos, ressalta que a qualificação é essencial na sua área, uma vez que atua nos ramos de internet, informática, marketing e novas tecnologias da comunicação. “A Secretaria de Trabalho está dando uma excelente oportunidade, pois oferece Gestão de Vendas de Produtos e Marcas. Tudo isto é conhecimento, um diferencial no mercado competitivo. Outro ponto é a parceria da Prefeitura com a UEL possibilitar a gratuidade do curso”, diz.                                                                                              
A Secretária do Trabalho, Lourdes Narciso, afirma que após o encerramento desta turma haverá matriculas para um novo curso do Programa Bom Negócio Paraná. Os interessados devem aproveitar a oportunidade e podem se matricular empreendedores formalizados. Outra novidade da Secretaria de Trabalho é que a Sala do Empreendedor irá oferecer, a partir de junho, consultorias gratuitas aos Micros Empreendedores Individuais, os MEIS. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria do Trabalho, localizada na Rua Dom Pedro II, 294, ou pelos telefones 31780223 ou 31780224.  

Nenhum comentário: