segunda-feira, 24 de abril de 2017

João Viola e Nicolau lançam trabalho inédito

A cultura sertaneja e “Pé Vermelho” é forte e enraizada no Norte do Paraná. Diversas são as duplas que preservam tamanha riqueza cultural. Uma delas é João Viola e Nicolau ou João Francisco de Mendonça e Raul Nicolau. João Viola, que aos 14 anos aprendeu a tocar violão de cravo afirma que a idéia de fazer um CD surgiu em outubro do ano passado, quando nasceu a dupla. “Participava do Trio Ibiporã, que acabou. Ao ficar sem parceiro conversei com o Raul Nicolau, amigo de muitos anos e cantor solo que encontrava na Praça Pio XII, para fazermos a dupla. Após alguns ensaios lançamos o CD com dez músicas”, diz João Viola. Mesmo com formação recente, ambos têm experiência musical.                                                                                                          

Natural de Monte Sião, Minas Gerais, João Viola chegou aos três anos de idade no Paraná, em Sertaneja. Ele está em Ibiporã desde 1977. Quanto a Raul Nicolau, este canta desde criança e tem na mente a cantiga de domínio popular “Meu limão, meu limoeiro. Meu pé de jacarandá”. “Desde os onze anos me identifico com a música. Pela vida afora formei diversas duplas, cantei solo e gravei LP´s numa época que nem imaginávamos o CD. Este é o primeiro trabalho de João Viola e Nicolau. Todos estão aplaudindo e gostando do trabalho”, declara.                                                                                                                       
As letras foram escritas pela dupla e outros parceiros, com arranjo de João Viola e do maestro Vanderlei Marcos Ilhauneur e mixagem e masterização de Reginaldo Mendonça, filho do João Viola. Entre as músicas preferidas da dupla estão “Maria Júlia”, “Ponta Porã”, “Bezerrinha” e “Outra metade”. “Ponta Porã fala de alguém que partiu de viagem a Ponta Porã. Ao chegar lá viu uma moça bonita, se apaixonou ficou na cidade”, diz João Viola.              
Sertanejos tradicionais, com o trabalho eles mantêm a tradição cultural do campo e, questionados sobre a linha que seguem, logo dizem que são Verde a Amarela. A mesma que representa o Brasil, a natureza, o meio ambiente e as matas. “Não somos caipiras. O caipira, como Tonico e Tinoco, pela cultura, simplicidade e ingenuidade falavam errado. Vivemos na cidade. Na área urbana. Tonico e Tinoco moravam na fazenda”, diz Raul. Ele lembra que trabalhou na roça, mas veio para a cidade e o sistema mudou. “Levamos cultura e pedimos apoio ao sertanejo, a música que leva o nome do Brasil. O sertanejo preserva tradições. Quem é do Norte do Paraná vai se identificar com a música, enraizada no campo. Somos os autênticos pés vermelhos, o homem do campo que um dia lavrou a terra vermelha. Isto é cultura popular e preservação da memória”, diz. Representantes da cultura do Norte do Paraná, a dupla João Viola e Nicolau faz algo que os paranistas admiram: escrevem, resgatam e preservam, pela arte e música sertaneja, a identidade cultural de um povo.                                                                                                                        
Com agenda, a dupla já se apresentou no Canal 36 de Cambé, no programa da Daniela Furlaneto. Lá cantaram quatro músicas. Também se apresentaram no Canal 21, no programa TV na Praça, onde cantaram e foram aplaudidos. Quanto às rádios foram na Alternativa e Nova Geração de Jataizinho. Além disso, o Programa Família Pizzi tocou algumas músicas da dupla. “Gravamos mil cópias. Começamos com 200, mas como aumentaram os pedidos fizemos mais”, diz João Viola.

Patrocinados pela Eletro Nicolau Materiais de Construção, Agropecuária Nossa Senhora da Guia, AgroTerra e JDL Studio, o contato para show e aquisição de cd é feito através dos telefones 43 32584207 ou 43 31583518.


Nenhum comentário: