quinta-feira, 13 de abril de 2017

Lourenço Baccarin, Pedro Baize e Milenium empossam nova Associação de Moradores


Foi eleita em 23 de fevereiro, para a gestão de dois anos a nova diretoria da Associação de Moradores do Lourenço Baccarin, Pedro Baize e Milenium. Denominada “Juntos somos mais fortes”, ela tem como presidente Celso Aparecido Galdino.
Mostrando-se dinâmica, a associação já tem vários projetos em andamento, como o Vizinho Solidário, que abrange cerca de 80% dos bairros, além do Jardim São João demonstrar interesse em participar; criação do Portal da Transparência, perfil no Facebook e conta no whatsapp, onde são divulgadas ações, vídeos explicativos, convites para Missas, cultos e festas, além do canal possibilitar ouvir a comunidade e direcionar ações; implantação de academia ao ar livre no centro do Lourenço Baccarin, em um terreno público; ginástica para idosos em parceria com a Secretaria de Esportes; e recape asfáltico, redutores de velocidade e melhoria da sinalização de transito nos três bairros.
Quanto aos problemas, Celso Galdino elenca vários, como na segurança pública, onde há roubos e arrombamentos nos imóveis e comércios. “Foi protocolado um ofício ao 5º Batalhão da Policia Militar solicitando maior frequência nas rondas da policia e uma palestra com o vereador e policial militar Kleber Machado para explicar e implantar o vizinho solidário. Outra situação é o mato em terrenos públicos e privados, que favorece o crime e a proliferação de insetos, pragas e doenças”, relata. A iluminação pública também é uma questão a ser resolvida e por isto, observou-se a necessidade de trocar lâmpadas incandescentes. Ambas as situações foram encaminhados ofícios a Secretaria de Obras. Neste contexto, o líder comunitário ressalta que não circula ônibus nos bairros, sendo o Pedro Baise mais prejudicado em função da distância do ponto de ônibus. Para solucionar isto foi protocolado um oficio junto empresa responsável pelo transporte público. Na parte baixa dentre bairro não existe telefonia fixa e internet, mas foi protocolado um ofício junto a Sercomtel solicitando ambos.
Celso Galdino diz que as Associações de Moradores são fundamentais por aproximar a comunidade da Prefeitura e ficar a parte das decisões que serão tomadas. “Há situações que a associação toma iniciativa sem necessitar do poder público, otimizando a máquina administrativa. Fazer parte disto é gratificante por sermos a diferença onde moramos, ajudar as pessoas, aumentar o ciclo de amizades, conquistar respeito e admiração”, diz o líder que possui na comunidade um ciclo de eventos com bingo, missas, cultos, torneio de truco, Festa Julhina, Dia das Crianças, Bailes dos Pais e Mães, além de atividades variadas feitas no centro comunitário e quadra coberta.

Em relação à participação da comunidade, ele ressalta que a interação é fundamental e ocorre também pelas redes sociais. “A associação de moradores agradece a oportunidade de divulgar seu trabalho através do Jornal Nossa Terra. Estamos num momento bom da gestão, onde há centro comunitário e quadra coberta. Ambos foram reivindicações no passado. Mesmo com as conquistas a luta não pára. A comunidade deseja mais uma praça, academia ao ar livre, asfalto, internet, transporte público, redutores de velocidade e sinalização de transito eficaz. Outro problema a ser solucionado é o transito congestionado na Ibrahim Prudente da Silva, único acesso a Zona Sul e que é um caos. Somos parceiros da Administração Pública, mas queremos o respeito aos nossos direitos”, pontua. 

Nenhum comentário: