terça-feira, 18 de abril de 2017

Aos 90 anos, Maria Lopes Morales tem saúde e boa memória

A aposentada Maria Lopes Morales, era criança quando veio de Catanduva (SP) morar no Paraná. Hoje, aos 90 anos, ela se recorda que o Paraná era coberto de matas virgens, quando seu pai comprou 15 alqueires de terras para o cultivo variado. “Viemos em quatro caminhões e fomos morar em Londrina, as margens Ribeirão dos Apertados. Para ir da zona rural à cidade, era preciso caminhar 23 quilômetros”, recorda.
Com uma cultura não muito diferente de hoje, eles plantavam milho, feijão e café. “Eu abria covas e meus irmãos plantavam milho. Na colheita juntávamos tudo e transportávamos em carroças ao celeiro. Trabalhávamos na lavoura de sol a sol”, cita. Mesmo com o trabalho árduo, Maria Lopes sonhava em ler e escrever, porém, como o pai era bravo, teve dificuldades. “Meu pai ensinava as pessoas a ler e a escrever, sob a luz de lamparina. Pedi que me ensinasse. Com uma cartilha em mãos, mas sem conhecer nada, aquilo era uma novidade. No entanto, devido ele gritar muito comigo, tive dificuldades e não me interessei mais pela leitura e escrita”, lamenta.
Além de trabalhar no campo, Maria Lopes vendeu produtos agrícolas e alimentos diversificados em feiras livres de Londrina. Ela acordava às 4 horas da manhã. Atualmente confecciona e vende bordados.

Morando em Jataizinho há 14 anos, vive com a filha Rosa Rodrigues de Oliveira e o genro Milton Firmino de Oliveira, proprietários de uma padaria no centro de Jataizinho. 

Nenhum comentário: