terça-feira, 18 de abril de 2017

Resgatando a história: Clube de Carros Antigos e Moto de Jataizinho terá encontros mensais

No último sábado (27), ocorreu em Jataizinho, mais um encontro do Clube do Carro Antigo e Moto, que pretende fazer reuniões mensais. Manoel Lopes Luís, Presidente do clube, afirma que os encontros anuais serão mantidos, como o da última edição, a 10ª, realizada em maio no Centro de Eventos Água Branca. “O clube é importante ao ser uma atração turística que atrai visitantes para conhecer a cidade, além de ser uma opção de entretenimento a população local. O Clube do Carro Antigo e Moto mantêm a tradição e conserva o patrimônio histórico através dos carros, pois os antepassados viveram e construíram o que existe hoje a partir do desenvolvimento das máquinas. O evento é uma marca local e não é toda cidade que tem encontro de carros antigos e a população participa, lotando os eventos. Nas edições mais de 15 mil pessoas compareceram”, afirma.
Não há apenas colecionadores nos eventos, mas jovens que gostam dos veículos antigos, os levam a adquirir a cultura automobilística, quando estudam a história dos veículos, para restaurá-los.
Recentemente o Clube do Carro Antigo de Jataizinho viajou para Campo Grande, Iviena, Assis, Cambará e Ibiporã. No próximo dia 12 (outubro) irão à Ponta Porã. “Levamos o nome de Jataizinho a muitos lugares. Isto é importante”, declara Manoel Lopes Luis.
Na ocasião, foram chamados clubes da região, como Londrina e Ibiporã. Fabio Petri, do Clube do Carro Antigo de Ibiporã, afirma que há uma parceria entre os clubes e as cidades. “Nosso clube é recente, mas sempre há reuniões no 2º domingo do mês. Os encontros não se restringem a carros antigos, mas engloba motos, caminhões, carros, aeromodelismo, carros de competição e tratores”, cita. Fábio Petri, que atua no ramo de manutenção de veículos diz que é frequente irem prestigiar o Clube de Jataizinho. “Nos clubes de antigos há carros restaurados, onde se trabalha lataria, motor, estofamento e outros itens, além do resgate histórico. “A dedicação para recuperar o veículo é imensa. Estudamos a história dos mesmos, para contar e resgatar a memória do país, pois são as máquinas que o ajudou a crescer. Em Ibiporã restauramos tratores e caminhões, que fazem parte do desenvolvimento. Algo histórico”, diz. Hoje o grupo possui 15 membros fundadorese na próxima reunião serão agregados mais sete sócios.
Antônio Vieira, um dos sócios do clube de Jataizinho, diz que a promoção de eventos ajuda o crescimento local ao mesmo tempo que é turístico e atrativo cultural aos moradores. Com a família chegando à regiãoem 1950, ele vê que os encontros passam de geração em geração, se tornando tradicional. 

O engenheiro agrônomo Alfredo Montecele, morador de Cascavel, tem familiares em Londrina e Jataizinho. “Carros antigos e outros veículos são hobbys que reúnem amigos e familiares num ambiente que prestigia comércio e turismo local”, finaliza. 

Nenhum comentário: