domingo, 23 de abril de 2017

Luciana Cristina exerce o papel de mãe, mulher e dona de casa, além de se destacar como liderança comunitária no Jardim Nova Cambé.

Cambé é o exemplo em cultivo de hortas comunitárias. Um dos bairros que realiza esta atividade é o Nova Cambé, presidido por Luciana Cristina Leão Papa, de 39 anos. Moradora do bairro há doze anos e no segundo mandato, diversas foram as conquistas: horta comunitária, implantação de quebra mola, placas de sinalização na entrada do bairro e nas ruas, calçadas, terreno para Centro Comunitário, escola, academia ao ar livre e a implantação da rede de esgoto. “A luta pelo esgoto vinha desde agosto de 2009. Foram encaminhados ofícios, protocolos e abaixo assinados. Após intermédio da COMDEC (Companhia de Desenvolvimento de Cambé) e Prefeitura, a SANEPAR aprovou a implantação do serviço e a instalação da rede já foi executada e interligada”, afirma a líder comunitária. “O serviço é fundamental. Ao perfurar fossas, com dois metros encontramos água e pedras. Há imóveis com três fossas. Para esvaziar é caro”, completa.
Outra conquista foi a horta comunitária. A princípio houve dificuldades para implantar, uma vez que o terreno era particular. “O ex-prefeito João Pavinato foi simpático a questão e abraçou a causa. Conseguimos espaço e a horta atende 30 famílias, sendo que há espaço para outras, interessadas em cultivar”, afirma. Com a prefeitura cedendo água, esterco e sementes, cada família tem a obrigação de cuidar do seu canteiro. Quanto ao que é produzido, há liberdade para doar, trocar e comercializar. As famílias complementam a alimentação e a renda com o que é produzido. Com o lucro é possível quitar dívidas menores de água ou luz. Os canteiros possuem doze metros de comprimento por três de largura e há limitações no plantio devido alguns alimentos atraírem pragas e insetos. Alface, beterraba, repolho, rúcula, couve, almeirão salsinha, cebolinha, cenoura e chicória são os mais comuns. Todos sem agrotóxicos.

Com cerca de mil moradores e 270 casas construídas, muitos terrenos vazios ou em construção, Luciana Cristina reconhece que a maior dificuldade do Nova Cambé é o horário de ônibus, que passa três vezes por dia. Para sanar o problema a Associação de Moradores fez um abaixo assinado solicitando que a TIL (Transporte Intermunicipal de Londrina) faça circular ônibus durante todo dia. Em resposta, a empresa criou novos horários e falta apenas o coletivo para atender a demanda. Deve ser reconhecido que Luciana Cristina representa a liderança popular oriundo dos bairros, além de exercer o papel de mãe e dona de casa. “O presidente de bairro é elogiado e criticado. Por ser mulher sinto dificuldades e preconceito. Alguns devem respeitar este papel de representatividade e ter consciência do nosso trabalho, que é documentado e protocolado. Não ganho nada. O trabalho é voluntário e gratuito”, cita. Tamanha a determinação da liderança popular, que ela recorda um episódio: Na última reunião para decidir a questão da rede de esgoto, ela estava grávida e teve descolamento de placenta. Como não havia substituto, foi assim mesmo. Vendo a situação, o ex-prefeito João Pavinato ficou preocupado e pediu o cancelamento da reunião. No entanto, o senso de compromisso era tamanho, que Luciana Cristina não deixou que isto acontecesse. “Ser presidente é uma responsabilidade. O engajamento com as causas populares é primordial, além de existir a preocupação com o bem estar do próximo. Busco e levo pessoas no hospital, compramos remédios e cesta básica. Prestamos um serviço social, onde conhecemos os moradores e seus problemas”, finaliza.

Nenhum comentário: