segunda-feira, 17 de abril de 2017

Marcos da Ambulância cria lei que institui o “Dia do Doador de Sangue”. Lei beneficia doador com isenção da taxa de inscrição em concursos públicos.

Aprovada em três sessões da Câmara dos Vereadores e apenas aguardando a aprovação do Executivo, o Dia Municipal do Doador de Sangueautorizao Poder Executivo e Legislativo a conceder isenção na taxa de inscrição emconcursos públicos municipais ao doadorde sangue. A data será comemorada dia 25 de novembro e fará parte do calendário oficial.
            
Segundo a lei, para obter a isenção, o candidato deve apresentar o documento fornecido pela entidade coletora, contendonome completo, CPF e RG do doador; dados referentes à doação e; comprovar no mínimo três doações no prazo de quinze meses, retroativos à data do encerramento das inscrições do concurso público.
            
Conforme o vereador Marcos da Ambulância, o objetivo éfomentar a doação de sangue no município e difundir campanhas que abordem o tema. “É de notório conhecimento, que há casos de acidentes e doenças, onde é imperiosa a transfusão de sangue. A transfusão é a medida que dá suporte atratamentos de anemias hereditárias, anemias hemolíticas autoimunes, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA – AIDS), Doença Hemolítica do Recém-Nascido, câncer entre outros males que o organismo pode adquirir, além de cirurgias derivadas de acidentes graves, ou perca excessiva de sangue”, justifica.

Estatísticas:Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número adequado de doadores para um país é de 3,5% a 5% da população. No Brasil, este número se restringe a 2%. Corrobora ainda para nosso espanto, que segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são coletadas apenas 3,5 milhões de bolsas, quando o ideal seria 5,7 milhões, o que demonstra um grande déficit.
Ainda contribuem para uma vertiginosa queda neste número, alguns fatores. Segundo a Secretaria de Estado de São Paulo, na estação do inverno, o número de doadores é reduzido em 30%. Em ano de eventos como a Copa do Mundo, a redução ainda é maior, chegando a 40%.

            

Nenhum comentário: