domingo, 23 de abril de 2017

João Martins: a liderança popular do Jardim União, em Cambé

A vida do líder comunitário João Martins de Sousa (87) é pautada no bem estar social do povo. Armazenista por 36 anos, comprou cereais e algodão em Assai, administrou uma beneficiadora de arroz (antiga “Máquina de Arroz”) em Assis Chateaubriand e foi Agente da Policia em Jardim Alegre. Tudo isto antes de ficar viúvo e chegar ao Jardim Ana Rosa, há vinte anos. O pai de 15 filhos está no 3º mandato consecutivo como Presidente da Associação de Moradores do Jardim União. Segundo ele, “não por minha vontade, mas sim por vontade popular, pois não me deixam sair da liderança do Jardim União”, afirma.                                              
Nesta trajetória, diversas foram às lutas e conquistas, sendo as principais: a construção de duas passarelas na BR 369; em breve a execução do asfalto na Rua 15 de Novembro; duas hortas comunitárias e; a implantação da rede esgoto. No entanto, seu maior sonho é a construção de uma trincheira que atravesse a BR 369, ligando o Jardim União ao Santo Amaro.                                                                
Engajado nas causas populares, João Martins recorda que no início seria apenas uma passarela, em frente à Coca Cola, mas após reivindicações e um protesto que fechou a BR 369 e a PR 445 por meia hora, com autorização da Policia, uma segunda passarela em frente ao Jardim União foi construída. “Reunimos as lideranças de Cambé e junto com as Policias e o Corpo de Bombeiros fechamos as rodovias com tambores. Em meio à manifestação chegou um homem numa caminhonete repleta de pneus. Ele iria os queimar, porém não deixamos, pois aquilo era um ato de vandalismo. Devido o impedimento fui cumprimentado pelo Capitão da Policia”, recorda.                                                                 
A luta de João Martins se justificou nas vezes que via crianças irem à escola do Parque Manela, ou as mulheres com bebês de colo, terem que ir ao Santo Amaro e correr o risco de morte ou atropelamento. Não só elas, mas os trabalhadores também corriam perigo. “Após a implantação das passarelas proibimos a passagem pela rodovia, postura aplicada aos funcionários das empresas no entorno do Jardim União, Santo Amaro e Parque Manella”, afirma.           
Outra conquista da Associação dos Moradores do Jardim União, em parceria com a Prefeitura, foi o Centro Comunitário. Ao todo foram instalados 150 metros de piso num chão antes de cimento, além de terem arrumado portas e paredes, instalação de luz, forro e ventilador.                                                                             
Devido o engajamento as melhorias no Jardim União não pararam por ai. Em breve será instalada a rede de esgoto, que segundo João Martins, é uma benfeitoria solicitada através da Câmara dos Vereadores junto a Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar. “Não há mais onde fazer fossa e a implantação é necessária para melhorar a qualidade de vida, valorizar o preço dos imóveis e diminuir a quantidade de insetos e animais que possam se beneficiar pelo ambiente. Além disso, foram construídas mais de 250 casas e há previsão para mais 70 na região. Na Rua 15 de novembro, antes do esgoto serão feitas as galerias e rede de águas pluviais pela prefeitura”, afirma a liderança.                         
Ser presidente de bairro, para João Martins, é uma grande responsabilidade. Na última eleição sua chapa teve a vantagem de quatro votos contra um. “Recebo apoio de empresários devido à preocupação da associação com questões primordiais, como segurança, saneamento e iluminação pública, sendo que este último receberá a atenção especial da Copel, que trocará a antiga rede da iluminação, que não comporta o crescimento industrial da região. Estes itens são essenciais para o funcionamento das empresas e o bem estar dos empregados”, finaliza.

Nenhum comentário: