domingo, 16 de abril de 2017

Por que anunciar em momentos de crise? (Por Haroldo Cavalcante)

Sair da mídia não é a melhor decisão quando os negócios não estão bem e as vendas em baixa. Na mente do empresário sempre aparece uma dúvida relacionada a investimento em “marketing” (que envolve idéias com vários conceitos e no sentido estrito é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto).
É comum o dono do negócio, gerentes e diretores se perguntam o que fazer para manter a empresa em destaque e em evidência. Se pensarmos nas conseqüências no momento que a conta está negativa, a primeira atitude é praticar o efeito “pé no freio” e suspender tudo, a começar pela propaganda, achando que esta não dá retorno e custa caro. Nem sempre este é o melhor caminho a ser tomado. Além da propaganda, assinatura de jornais e revistas com informativos sobre o setor de negócios que atuam, alguns empresários diminuem o uso de produtos de limpeza ou cafezinho, julgando necessária esta atitude. Quem atua na relação “vendedor/cliente” deve usar a publicidade tradicional e os resultados aparecerão a longo prazo num processo de divulgação e fixação da marca no mercado dos produtos e serviços prestados.
A decisão de fazer economia a qualquer custo leva a medidas tomadas sem estudos, pesquisas, ou critério técnico, tendo como resultado o efeito chicote ou bumerangue: que “vai e volta”. Ou seja, cortar investimentos na imagem da empresa faz o negócio “desaparecer” do mercado. Seus antigos clientes vão manter uma relação de fidelidade. Mas com certeza os demais potenciais “clientes novos” passam a considerar no imaginário, para efeito de negócios futuros, que sua empresa está quebrada e falida, além de que fechará as portas e não terá suporte para atender demandas. Neste exato momento, o que o concorrente faz? Numa manobra pensada, analisada e racional ele realinha investimentos focando oportunidades disfarçadas e ocupa o espaço vazio deixado por você, pegando os negócios que surgem.
Além disto há o risco eminente de você perder os clientes antigos, uma vez que o desaparecimento da sua marca, associado a boatos que você quebrou, fará eles migrarem para quem aparece no mercado com novas propostas de negócios. Quando você pensar em procurá-los, fazendo anúncios, ligações ou enviar mala direta, eles ficarão indignados porque foram esquecidos.
A propaganda é a maneira mais fácil de mostrar ao mercado e dizer a todo o momento que você está forte e confiante, pois já enfrentou recessões piores. Certamente, novos e importantes momentos estão chegando para sua empresa. Planeje melhor as aparições, defina veículos de comunicação que irá utilizar para divulgar sua empresa. Não deixe de aparecer, isto faz diferença nos negócios.

A marca da sua empresa deve estar na mente do consumidor - ANUNCIE

Nenhum comentário: