domingo, 16 de abril de 2017

Aqui tem história - Por Antônio Padilha

          Em junho de 1934, o povoado de Ibiporã contava com 13 casas de madeira. Em 1935 é concluído o trecho de linha férrea ligando Jataizinho a Londrina e no mesmo ano, precisamente em 28 de julho é inaugurada a ponte férrea sobre o Tibagi e a Estação Ferroviária em Londrina. Foi neste ano que Dr. Alexandre Beltrão instalava em Londrina o escritório da Sociedade Técnica e Colonizadora Beltrão Ltda, dando inicio aos trabalhos de divisões das glebas, mapeamento do traçado urbano, além de vendas de lotes urbanos e rurais em Ibiporã.
            Em 1936, no dia 15 de julho foi inaugurada a Estação Ferroviária de Ibiporã. Neste ano era instalada a primeira escola, inaugurada pela professora Bárbara Machado de Oliveira. No ano seguinte, em 6 de janeiro, o escritório da STC Beltrão é transferido para o município. Foi em 1938, no dia 2 de fevereiro que se instala o Cruzeiro, símbolo da Cristandade celebrada com uma missa campal pelo padre Carlos José Dietz, vindo de Londrina à cavalo. Neste ano, em 2 de março, celebrou-se a primeira missa interna na residência do pioneiro José Uilli, com o padre palotino José Kandziora, vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Londrina. No ano corrente, em 20 de outubro, o povoado de Ibiporã foi elevado à categoria de Distrito Administrativo de Sertanópolis. Após dois dias chegava o médico Doutor Élio Boneto, que permaneceu alguns meses e se transferiu para Apucarana. Ainda em 1938, no dia 30 de novembro foi instalada a farmácia de Antonio Alves dos Santos, tendo como responsável pelo atendimento José dos Santos, grande desportista que anos depois foi homenageado “in memorian” com nominação do estádio municipal.
            Em 1939, no 1º de maio, Ibiporã foi elevada a Distrito Judiciário de Sertanópolis e após concluir o traçado urbano do município, Alexandre Beltrão aceita o convite do Governo do Paraná e coordena a construção dos primeiros grupos escolares nas principais cidades da época, inclusive o grupo escolar de Ibiporã, inaugurado em 1942 com a nominação de Grupo Escolar Engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão, numa homenagem “in memorian” prestada por Alexandre Beltrão ao irmão, que visitou o mesmo no município em 1939 e veio a falecer em 1940 em Ponta Grossa.

            Em 1940, a chegada do primeiro médico a fixar residência no povoado foi o Doutor Mauro Feu Filgueiras, que instalou o Hospital Santa Terezinha. Em 1941 inaugurava-se a Agência dos Correios, tendo como primeira agente postal Ercília Machado Ferreira. Em 1941 houve a instalação da paróquia em 8 de dezembro e o primeiro pároco foi o saudoso Padre Vitoriano Valente. Com o advento de 1947 cria-se o Município de Ibiporã em 10 de outubro através da Lei Estadual nº 2. A instalação solene ocorreu em 8 de novembro com a posse de José Pires de Godoy, prefeito nomeado.

Nenhum comentário: