quinta-feira, 13 de abril de 2017

Em Ibiporã, população vive momentos de horror após fuga de presos e pede transferência da delegacia

Trinta presos fugiram da cadeia de Ibiporã em 28 de março. De acordo com a Polícia Civil, os detentos cavaram um buraco na cela e tiveram acesso ao pátio externo. O número de fugitivos foi contabilizado após os policiais analisarem as imagens das câmeras de segurança. A unidade tem capacidade para abrigar 36 presos, no entanto estava com 158 no momento da fuga.
Insatisfeita, a população das imediações diz que alguma atitude deve ser tomada, pois o risco é enorme. Uma moradora que preferiu não se identificar relata que esta foi a segunda fuga em um curto período e desta vez os detentos se esconderam nos imóveis. “Da primeira vez um fugitivo pulou no quintal, mas os cães o afugentaram”, diz a moradora, que também ouviu tiros e viu carros ajudando na fuga, o que ressalta a hipótese de uma ação premeditada. “Está se tornando difícil morar aqui por conta da situação e uma solução viável é a transferência da prisão para um local afastado do centro”, diz.
            Outro morador que compartilha a idéia é Haroldo Cavalvante, que mora quase em frente à delegacia. Ele cita que as fugas acontecem na madrugada e que houve grande susto com os tiros, explosões e correria de presos e policiais. “Meu quarto é de frente para a rua e ficamos expostos. É uma situação tensa, pois os fugitivos podem a qualquer momento entrar nas casas e fazer os moradores de refém”, disse Haroldo, que mostrou marcas de sangue na calçada, provavelmente oriundas de presos feridos. Ele, que participa das reuniões do CONSEG (Conselho de Segurança) e dos debates que envolvem segurança pública, cita que é comum as pessoas jogarem drogas no pátio da cadeia. Isto gera insatisfação da comunidade.

Atualmente há propostas de montar um abaixo-assinado e iniciativas para transferir a delegacia, como a dos vereadores e do Pastor José Vilande Neto, presidente do CONSEG, que em 31 de março entregaram ao Governador Beto Richa um pedido em prol da delegacia. Segundo a vereadora Mari de Sá, foi solicitada a transferência de presos condenados aos presídios, remanejamento para acabar com a superlotação e a necessidade de transferir a estrutura para outro local

Nenhum comentário: