quinta-feira, 13 de abril de 2017

Os dez anos do Jornal Nossa Terra de Ibipora

O jornal Nossa Terra surgiu em agosto de 2008, quando a experiente jornalista Zolaine Stochero Zubinski conheceu o repórter Marcelo Souto, que atuava na Rádio Comunitária Cincão FM. O repórter, formado pela Universidade Estadual de Londrina já atuou no impresso “Notícia”, da mesma universidade e na Folha Norte, um semanário de muito sucesso na Região do Cinco Conjuntos, em Londrina.
Nestes dez anos o Nossa Terra mostrou a população de Ibiporã três eleições municipais e o trabalho de quatro gestões. Suas páginas registraram esta transformação, notada através de novos prédios públicos, casas populares, empresas e indústrias nos Parques Industriais, a UPA, o moderno projeto viário que de inicio foi polêmico, mas mudou a cidade (principalmente na confluência da Santos Dumont, Souza Naves e 19 de Dezembro, onde havia um semáforo que congestionava o trânsito), a reforma da Rodoviária e a verticalização residencial. O Nossa Terra sempre foi entusiasta destas e de outras ações que acrescentam ao município e renovam o compromisso com o desenvolvimento em vários segmentos.
Por dez anos tivemos a oportunidade de conhecer a riqueza cultural de Ibiporã, expressa no teatro, música, balé e artes plásticas. Em especial a vida e a obra do renomado artista plástico Henrique Aragão, que nos deixou uma extensa obra de quadros, mosaicos, painéis e esculturas, que também obteve reconhecimento da comunidade acadêmica.
Se Ibiporã evoluiu, tivemos a oportunidade de crescer juntos e nos tornamos a Editora Nossa Terra, responsável pela Folha de Jataizinho, Gazeta de Ibiporã, Folha de Cambé e da Revista Aqui tem História. Isto foi possível graças à população e comerciantes como o Supermercado Montana, Dentistas Rubis e Issa Mustafá, Açougue Bom Bife, Sucatão, Soma Contabilidade, Fish Tattoo, IN.fluência, Muffato e demais comerciantes que confiam e acreditam no trabalho sério e integro. Agradecemos também a quem já foi noticia, como pioneiros, atletas, políticos, estudantes, professores e demais segmentos que somaram e enriqueceram nosso trabalho para brindar a edição 122.
É importante frisar que nada disto seria possível sem a dedicação e amor da jornalista Zolaine Stocchero Zubinski, que merece um capitulo a parte nesta história. Dinâmica, empreendedora e feliz, essa geminiana herdou do avô e do pai o talento pela política do bem. O avô, Pedro Stocchero, pioneiro e político de Jataizinho no primeiro ciclo da emancipação foi vereador e Presidente da Câmara, na legislatura 51/54. Participou na formação do município de Paraíso do Norte e foi eleito o primeiro prefeito. O pai, Pedro David Stocchero, participou ativamente nos movimentos políticos em Paraíso do Norte. A trajetória de Zolaine na política teve início como Técnica Administrativa no Cerimonial do Palácio Iguaçu-Curitiba, onde conheceu figuras da política paranaense na época. Após concluir o curso de Designer Gráfico, iniciou a sua trajetória jornalística como editora de jornais que marcaram época: Folha Atlântica e Nosso Litoral em Matinhos, Livre Paraná com divulgação em Curitiba e região metropolitana. Em Matinhos, teve marcante participação nos movimentos comunitários, foi segunda suplente de vereadora e assessora de comunicação da Prefeitura e do deputado Lourenço Fregonesi, em Curitiba. Na Câmara de Londrina foi assessora da vereadora Elza Correia e continuou na função quando a vereadora tornou-se deputada Estadual. Ela foi responsável pela Gestão de Pessoas do Hospital Zona Norte de Londrina de 2007 a 2011. Em 2007, paralelamente voltou a exercer o jornalismo, sua grande paixão. Como designer ela elaborado informativos para sindicatos, cooperativas, igrejas, livros e revistas, incluindo-se duas edições da história de Ibiporã e a edição especial das “Admiráveis mulheres de Ibiporã”.  


Nenhum comentário: