domingo, 16 de abril de 2017

Carnaval de Ouro é sucesso absoluto de público

O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e ao longo do tempo tornou-se elemento da cultura nacional. Porém não é uma invenção brasileira nem tampouco realizado apenas aqui. Ele remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia, Grécia e Roma. A origem do nome é do latim (carnis levale), cujo significado é retirar a carne, relacionando-se ao jejum feito durante a Quaresma. Ele acontece durante os quatro dias que precedem a Quarta–feira de Cinzas, data que leva este nome devido à queima de ramos no Domingo de Ramos do ano anterior e cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma.
Em Jataizinho não podia ser diferente. O “Carnaval de Ouro”, que teve apoio da Prefeitura Municipal e realizado na Praça Frei Timóteo, animou a cidade nos dias 25 e 27 de fevereiro. Houve apresentação da Banda Pedra 90, locução de Anderson Oliver, matinê no sábado e a escolha da Rainha do Carnaval, Ariane Oliver, na segunda feira.
Ariane Oliver nasceu em Jataizinho e mora em Ibiporã. Com 31 anos, ela viu o concurso no Facebook e se inscreveu. “Desisti de concorrer, mas o locutor Anderson Oliver me incentivou por mensagens”, diz a morena que tem muito samba no pé e gosta de axé, funk e pagode, mostrando gosto musical eclético. Quanto ao “Carnaval de Ouro”, ela o viu como uma festa popular que uniu a todos. “Foi lindo. Espero que a festa ocorra em 2018 para haver a entrega da faixa e coroa de rainha”, pontua.
Outra presença marcante no “Carnaval de Ouro” foi Valdecir Aparecido Correia, o Rei Momo, que também é conhecido por Popó. “É o sexto carnaval que animo como Rei Momo. Tudo começou numa votação popular a fim de escolher um munícipe para representar o personagem. Participei durante quatro anos no Clube Náutico, um ano no Clube de Campo e esta é a primeira vez que animo o carnaval na Praça Frei Timóteo. Há anos não tínhamos esta festa em Jataizinho. O carnaval representa a cultura popular e espero que se torne algo tradicional na cidade”, finaliza.


Nenhum comentário: