sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Resenha: A culpa é da imprensa – Yves Mamou

Ensaio sobre a fabricação da informação

Escrito na França em 1991 e com uma versão brasileira em 1992, o livro “A culpa é da imprensa”, de Yves Mamou tem nove partes com início no Prólogo "A informação pode ser decodificada" e os seguintes cápítulos: Sociedade bloqueada, sociedade em crise; A informação, carta no jogo da crise; A resistência à crise se organiza; O poder da informação; O jornalismo ao risco da crise; A desinformação, manipulação suprema; O Golfo, uma crise de consciência. Mamou encerra com a Conclusão: O jornalismo em busca de um estatuto.
“A culpa é da imprensa” trata a manipulação da informação pela ordem da fonte para o jornalista, que posteriormente a publica nos jornais. Yves Mamou afirma que o profissional da imprensa torna-se vítima de fontes que transmitem a informação incompleta, distorcida ou falsa. O objetivo é utilizar a comunicação ou a imprensa, para modificar a naturalidade dos fatos e alterar a ordem dos acontecimentos. O problema está localizado na fonte, devido a informação ser plantada na notícia colhida pela jornalista. Cabe ao mesmo a averiguação, apuração e comprovação dos fatos para que não seja perdida a credibilidade.
Políticos e comerciantes utilizam a desinformação como “carta” no jogo do poder, causando descrédito a custo do engano, mentiras e segundas intenções. Agindo de má-fé, acham injusto a informação ficar somente na mão da imprensa. É de extrema valia citar que a manipulação pode ser utilizada como arma em regimes totalitários para desestabilizar governos e difamar.
Os meios de comunicação desempenham um diferente papel na sociedade. A televisão cria um laço social com o público devido à variedade e a diversão. Muitos telespectadores têm a TV como companheira e um veiculo de confiança que transmite a impressão de ser democrática por atingir diferentes meios sociais.
Na concepção de Mamou, a imprensa é uma extensão da sociedade e a informação mal explorada pode causar prejuízos, sendo a qualidade do jornalismo avaliada pela audiência junto ao público receptor.

"A informação vazada pode mudar o rumo de negociações ou acordos, como no caso da retenção da poupança na época do Collor."

Portanto, Mamou reforça a idéia de que o jornalismo pode ser a representação do Quarto Poder e que a informação é um instrumento que agrega força e persuasão, mas, se usada com outras intenções pode prejudicar.

A culpa é da imprensa – Ensaio sobre a fabricação da informação, de Mamou Yves. Ed. Marco Zero – 1992 – 207 páginas
Trabalho realizado na Universidade Estadual de Londrina, na disciplina de Técnicas de Reportagem, Pesquisa e Entrevista III
Professor Osmani Costa
Aluno Marcelo Souto

Nenhum comentário: