quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Caso o segundo turno das eleições em Londrina fosse hoje, Belinati e Barbosa seriam os candidatos, conforme pesquisa do Ibope.

A recente pesquisa feita no dia 12 de agosto, pelo Ibope em Londrina, aponta o segundo turno nas eleições municipais envolvendo os candidatos Antonio Belinati (PP) e Barbosa Neto (PDT). Belinati tem 29% das intenções de votos contra 18% de Barbosa. Em terceiro lugar, aparece Luiz Carlos Hauly (PSDB) com 14% das intenções de voto e o peemedebista Luiz Eduardo Cheida em 4.o lugar, com 7%. André Vargas, do PT, está em 5.o lugar, com 4% das intenções de votos, seguido de Vilson Machado (PSOL) e Marcelo Urbaneja (PTdoB), cada um com 1% das intenções de votos.
Dois candidatos não alcançaram nem um ponto na pesquisa Ibope: Amadeu Felipe (PCB) e Marcos Colli (PV). Dos 602 eleitores visitados pelo Ibope, 17% estão indecisos ou preferiram não opinar. Os votos em branco e nulos somam 9% do total.
Na pesquisa houve duas simulações de um eventual segundo turno com base nos números da pesquisa. Se o confronto for entre Belinati e Barbosa Neto, o vencedor seria Barbosa com 39% dos votos. Belinati ficou com 37%. Entre brancos e nulos, a pesquisa detectou o índice de 18%. Uma parcela de 6% dos entrevistados disse que não sabia quem escolher ou preferiu não dizer. É importante frisar que a margem de erro é de quatro pontos percentuais (para cima ou para baixo), o que indica empate técnico entre os candidatos.
Na hipótese de um segundo turno com Belinati e Hauly, o vencedor seria o primeiro. Belinati teria 44% dos votos e Hauly 34%. Disseram que não saberiam ainda quem escolher, ou preferiram não falar, 5% dos entrevistados. Entre votos brancos e nulos, seriam 17%.
Em Londrina, que não tem um quadro definido, houve um encontro e um debate entre os candidatos à prefeitura. O primeiro, promovido pela UEL, foi dia 25. Entre os temas focados, estão os bairros no entorno da universidade, saúde e um Centro de Controle de Zoonoses. A reunião, próximo ao Campus Universitário, teve a participação do reitor, diretores de Centros e representantes da comunidade universitária.
O debate, promovido pelo SINDSERV (Sindicato dos Servidores Municipais), foi dia 28 de agosto e contou, no mínimo, com cerca de dois mil servidores. Entre os temas, assuntos de interesse dos servidores, como proposta para os servidores municipais; recomposição das perdas salariais dos últimos oito anos; revisão do PCCS; política de terceirização. .
O debate, no Hotel Sumatra foi transmitido ao vivo pela Rádio Paiquerê, teve quatro partes: na primeira, os candidatos tiveram dois minutos para apresentar propostas aos presentes. Na segunda parte, os candidatos fizeram perguntas entre si depois de um sorteio. Na terceira parte, eles responderam às questões feitas por servidores e gravadas previamente nos locais de trabalho. Na última parte, os candidatos tiveram três minutos para a conclusão de idéias.
O encontro foi exclusivo para servidores municipais, pois a intenção é evitar a presença de cabos-eleitorais e torcidas organizadas de partidos e o SINDSERV é a única entidade de classe a realizar um debate com os candidatos a prefeito de Londrina.

Nenhum comentário: