segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Projeto de Comunicação Interna - Jornal Mural

JORNAL MURAL - DEDIC/Londrina – 08/2008

Jornal Mural – Programa de Qualidade no Atendimento: Proponente: Marcelo Souto

O que é: Constitui a elaboração, baseada nas normas e padrões da DEDIC, dum jornal mural que leve informação necessária na aquisição da qualidade e excelência no atendimento. Devido o fluxo de informações ser rápido e contínuo, o mural estará baseado nas informações referentes a intranet que auxiliem o atendimento. Ex: Promoções, mudanças de procedimento, eventos, etc.

Proposta: O canal de comunicação pretende ser moderno, dinâmico e de fácil compreensão. Sem ser muito técnico, de fácil acesso e apto a atingir o público-alvo, têm proposta editorial que trate das questões internas e com seriedade no trato com as mesmas. As atualizações podem ser feitas pela Gerência de Qualidade, ou pautadas pela mesma. Cabe a equipe desenvolver temas ou buscar informações na intranet para organizar o conteúdo.

Circulação e Periodicidade: Fixado nos murais dos andares, no ÁTICO e com periodicidade semanal. A elaboração começa na quarta ou quinta-feira e será fixado na segunda de manhã pelos agentes de segurança.

Objetivo: Dinamizar a informação/comunicação interna; levar conhecimento das normas da empresa aos funcionários. Os temas/assuntos abordados darão suporte técnico; ajuda na melhoria e fluxo do trabalho; servirá de ferramenta e como canal/mensagem que permitirá a transformação e aquisição de valores teóricos e conceituais transmitidos, trabalhados e atualizadas com periodicidade. O mural dá relevância as atividades pela ênfase e mostra ao funcionário sua importância, através de resultados, no processo de crescimento e transformação da empresa. Explicará, de forma precisa, informações e mudanças que muitos interpretam de forma errada ou confusa. O grau de dificuldade não é devido a falta de atenção, mas pelo desembasamento teórico. O discernimento e conhecimento se adquirem com hábitos e pela busca através de instrumentos e ferramentas.

Justificativa: O Jornal Mural está presente em diversas empresas, leva informação interna e ajuda os funcionários a ter mais clareza quanto as medidas, normas, padrões e situações que interferem, inferem e influenciam no cotidiano. Ele causa impacto ao alcançar um grande número de pessoas e cria resultados concretos por ajudar a interpretar mudanças. Visto esta qualidade e funcionalidade, a comunicação se materializa em conhecimento e permite a interação com processos de produção ao trazer a tona um canal de comunicação simples, direto e acessível. É handcap positivo que cria fatores fortes contra a concorrência. Dispor informações aos colaboradores significa melhores condições para competir.

Conclusão: A informação precisa é essencial no atual contexto social e econômico. Quem possui informação detêm o poder e tem mais autoridade e segurança na tomada das decisões. É preciso contextualizar, interpretar e analisar os fatos para que as atitudes sejam procedentes e proveitosas. A comunicação é peça chave nas empresas e principalmente no ramo tão concorrido que é o da tecnologia, onde o conhecimento organiza mecanismos do capital e soluciona problemas macroeconômicos.

* Junto com o mural, pode ser publicado, mensalmente, as notas de Qualidade da URA. Isso estimula a melhoria do atendimento, quando o representante tiver o reconhecimento da sua competência.

Nenhum comentário: