terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Sanepar confirma que tubulações não têm relação com tremores

A Sanepar divulgou, no último dia 25, que os estudos feitos nas adutoras do Sistema Tibagi confirmam que não há relação entre o funcionamento das tubulações de água e os tremores sentidos no Jardim Califórnia, onde passa o sistema. O relatório que aponta isto foi entregue pelo Gerente Geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls, ao prefeito Alexandre Kireeff e ao coordenador da Defesa Civil, Rubens Guimarães. A reunião teve a presença do professor da UEL, José Paulo Pinese e da vereadora Elza Correia. Com 52 páginas o documento apresenta o histórico do Sistema Tibagi, que funciona desde 1991 e teve a capacidade duplicada em dezembro de 2014.                             

Após várias reclamações de que os tremores eram relacionados com as tubulações da Sanepar, a partir de 15 de dezembro a Companhia fez a verificação em campo das adutoras, da estação elevatória que bombeia a água por essas linhas e dos equipamentos de proteção das tubulações. “Fizemos simulações de paradas (liga/desliga) das bombas em diversas ocasiões para comprovar se há geração de onda de som ou movimento do fluido que pudesse causar a anomalia. Em nenhuma das simulações houve anormalidade no sistema, como golpes nas adutoras, atestando que o funcionamento das tubulações ocorre conforme previsto no projeto técnico. Isso significa que o Sistema Tibagi atua conforme as especificações de segurança”, diz Bahls.                     

Além das simulações, em 6 de janeiro a Sanepar instalou sete medidores de pressão ao longo da adutora mais nova e às 16 horas colocou a linha em máximo esforço, provocando uma queda abrupta de energia. Durante o teste, que aponta a variação da pressão, do ponto máximo para o ponto mínimo, não foi verificado som nem tremor em nenhum ponto.                                               

Após a verificação das instalações hidráulicas, adutoras, peças especiais, sistema de proteção hidropneumático da elevatória e feitas às devidas simulações, constatou-se que não há fatos que possam associar os estrondos e tremores sentidos pelos moradores com as linhas das adutoras do Sistema Tibagi que abastece Londrina e Cambé.


Nenhum comentário: