terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Finalizando 2015, Secretaria de Obras faz um balanço positivo dos trabalhos em Ibiporã.


O ano de 2015 foi muito positivo para ibiporã e principalmente para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação, que tem a frente o engenheiro Alexandre Casagrande. Segundo o mesmo, após uma reunião administrativa com o prefeito José Maria, a vice-prefeita Sandra Moya e todo o secretariado, houve unanimidade que a Secretaria de Planejamento e de Obras cumpriram os objetivos traçados para o ano feitos pelo Executivo Municipal. Um exemplo é a área de educação, onde houve reforma, ampliação e construção de escolas e centros de educação infantil. Outro saldo positivo foi na iluminação pública, assumida pelo municipio.                                                           
Na saúde, Alexandre Casagrande ressalta a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que teve mais de 40 mil atendimentos; a reforma e ampliação do Posto Central, que praticamente dobrou a capacidade e; a reforma de todas as unidades básicas de saúde. Na área de esportes foram diversas obras, como a quadra no Jardim Pérola e a cobertura da quadra no Afonso Sarábia. Outra demanda atendida pelo município foi a limpeza das galerias de águas pluviais, onde se contratou um caminhão hidrojato para desobstruir bueiros, redes e galerias. “Em fevereiro de 2016 retomaremos a desobstrução e limpeza dos bueiros. É importante citar que muitos bueiros estão sedimentados por restos de materiais de construção civil, pedra, areia, entulho, folhas e reciclados. Isto é decorrente de quem usa a rua ou a calçada como “canteiro de obras” ou varre o lixo para o bueiro. A prefeitura faz o trabalho dela, mas a quantidade de entulho e folhas é enorme, uma vez que há milhares de construções no município. A população deve ter consciência que existe a reciclagem e todos devem destinar corretamente o lixo”, declara.                       

O Secretário de Obras ressalta que o grande projeto de 2015 foi a mudança e readequação viária, que recebeu inúmeros elogios, organizou e disciplinou o trânsito. “Em 2016 será implantada a fiscalização da ocupação de vagas, principalmente as destinadas a idosos e deficientes físicos. Serão quatro agentes e até o fim do ano a expectativa é aumentar para dez funcionários. Com o sistema binário, de sentido único, as ruas tem melhor fluxo e vagas de estacionamento nos dois lados. A princípio houve críticas, mas é necessário se adaptar. O maior exemplo é Londrina, que há anos tem as ruas centrais binárias. Ibiporã tinha o trânsito de 50 anos atrás, mas a construção das rotatórias mudou isto”, diz. Alexandre Casagrande ressalta que as rotatórias são o diferencial desta administração, sendo que está em execução nas ruas José Bonifácio com a Avenida Paraná, uma nova rotatória. “Por ser uma confluência de pouco espaço, foi preciso adaptar e também preservar uma árvore que existe no meio da praça. A rotatória é oval e atende ao trânsito pela funcionalidade, uma vez que os técnicos e engenheiros da prefeitura são especialistas em trânsito”, afirma.                                                                          

Ainda seguindo a linha viária, Alexandre Casagrande declarou que o município tem em caixa mais de seis milhões de reais destinados a urbanização e para atender diversas localidades, como por exemplo, a duplicação de trechos da Avenida Ibraim Prudente da Silva, transformando a via num anel viário. “Estamos na fase de desapropriações e as obras beneficiarão os bairros Lourenço Bacarin, Jardim Municipal, Vila Esperança, Vila Verde, Jamil Sacca, Miguel Petri, Engenho de Ferro, Pedro Baise e Jardim Casagrande. A região será valorizada através da urbanização, desenvolvimento e mobilidade urbana”, pontua.  

Nenhum comentário: