sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Focada na Gestão Ambiental, Londrina elegeu delegados e definiu as prioridades do CONSEMMA na VII Conferência do Meio Ambiente.


No último dia 7, na Câmara dos Vereadores de Londrina, foram discutidas e elaboradas as diretrizes para o CONSEMMA (Conselho do Municipal do Meio Ambiente) para o biênio 2014-2015.Com o tema “Gestão Ambiental Compartilhada: os desafios de uma sociedade sustentável”, também foram eleitos os 58 delegados que representarão ao diferenciados segmentos da sociedade. O CONSEMMA é um órgão normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador das questões ambientais de Londrina, composto por representantes da sociedade civil e do poder público. Sua função é discutir e propor políticas públicas relacionadas à preservação e valorização do meio ambiente.
            O secretário municipal do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, afirmou que antes da conferência, foram realizadas seis pré-conferências, onde se levantou e discutiram-sepropostas relacionadas a resíduos sólidos, educação ambiental, fauna, flora e legislação.
            O secretário estadual de meio ambiente, Luiz Eduardo Cheida, esteve presente e citou que a primeira conferência, em 2001, o elegeu presidente do CONSEMMA. “Várias ações voltadas ao meio ambiente, em Londrina, foram originadas das conferências. Hoje a questão ambiental tornou-se social, não a resolvendo apenas com a tecnocracia, mas com envolvimento e participação das comunidades”, afirma.

            Representando o poder público, a superintendente da ACESF (Autarquia de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), Sônia Maria Nobre Gimenez, que é doutora em Química e atua como docente na Universidade Estadual de Londrina, afirmou que a conferência traz uma série de itens referentes à questão ambiental. “Deve haver a inserção dos cemitérios na discussão devido os resíduos que produzem, como micro e macro organismos, bactérias, insetos, baratas e escorpiões, além do ambiente propicio a proliferação de ratos, ocupação e contaminação de áreas. A educação ambiental e a gestão de resíduos devem ser observadas nos cemitérios”, ressalta. A superintendente afirma que a gestão compartilhada do meio ambiente deve ser levada as comunidades, colocá-laem prática e obter resultados. 

Nenhum comentário: