sexta-feira, 22 de janeiro de 2016


João Batista de Castro (55), o popular João Sanfoneiro, chegou a Cambé em 1982 vindo do Espírito Santo. Casado com Maria Aparecida dos Santos (48), ele recorda que aos 12 anos ao ver a Folia de Reis em sua casa se admirou tanto que seguiu o grupo interpretando o palhaço Bastião, num elenco composto de 12 artistas. Com o passar dos anos foi para Ibiporã e atuou até os 25 anos naquele município. “Com a morte dos integrantes idosos em Ibiporã, montei um grupo no Jardim Tupy, que permaneceu por seis anos. Geralmente a Folia de Reis atua por sete anos e após o período novos integrantes assumem”, cita João Sanfoneiro, que ainda não fechou o ciclo. Há sete anos sem se apresentar, ainda existe a esperança de formar um novo grupo. Ele guarda roupas, fardas, bandeiras e instrumentos musicais, porém não acha outros cantadores pois é difícil.                                                                        
Tradição antiga dos católicos, a Folia de Reis é uma tradição antiga que anuncia o nascimento de Jesus em 25 de janeiro. Em 25 de março um anjo disse que ia nascer o menino Jesus em nove meses, que é dezembro. Na mesma época havia muitos reis, sendo Heródes o principal. Ao saber que nasceria o grande rei da Terra não gostou disto e assim que soube da noticia começou a procurar o menino. Neste mesmo tempo, três fazendeiros ricos se interessaram e tinham interesse em dar dinheiro ao “Rei dos Reis”. Um rei, numa noite sonhou que Jesus nasceria num determinado lugar. Em outros dois locais, dois reis tiveram o mesmo sonho. Eram os três Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Brechó, importantes na Jerusalém da época. Eles sabiam que uma estrela os guiaria até o local. Assim que Heródes soube da notícia, começou a segui-los através da estrela. Após isto, a mesma se apagou porque Heródes queria tirar a vida de uma criança. Com a estrela se apagando eles aguardaram. Heródes se cansou e foi embora. Isto culminou no retorno do brilho, levando-os e Belém, onde estava o menino Jesus e o presentearam com ouro, mirra e incenso, presentes caros na época. Ao retornarem as suas terras, os três combinaram de fazer uma grande festa nas comunidades para comemorar o nascimento de Jesus. Ali começava a Folia de Reis, baseado na historia bíblica e tendo o seis de janeiro como uma tradição religiosa.                                                                 

João Sanfoneiro integrava o Grupo Estrela do Oriente no Jardim Tupi e relata que após julho eles se juntam e começam a treinar as músicas. Em 25 de dezembro após a meia noite, se inicia a cantoria no presépio e nas casas, onde o Embaixador faz o primeiro verso e depois o grupo responde cantando com instrumentos. Ao retornarem fazem uma festa onde todos são convidados. “A Folia de Reis é uma tradição que traz fé e harmonia as pessoas. Muitos devotos dos reis magos receberam milagres dos santos, pois é uma festa religiosa”, relata João Sanfoneiro, que pratica o catolicismo na Igreja Matriz. Ele ressalta que a Folia de Reis deve ser preservada para as novas gerações e não pode parar. Caso alguém se interesse em formar um novo grupo deve procurá-lo no telefone 96419369 ou mesmo no Centro, onde é muito popular. 



Nenhum comentário: