quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Após grande quantidade de chuvas nesta semana, Defesa Civil foi acionada para ajudar a população.

Nesta semana, Ibiporã e algumas cidades do Norte do Paraná foram seriamente atingidas pelas chuvas. Carlos Alberto Caprera, coordenador da Defesa Civil do município afirma que o volume foi grande e diversas foram as ações, onde de imediato se disponibilizou locais para abrigar pessoas. Ele ressalta que não houve a necessidade devido os desabrigados permanecerem em casa de parentes, além de ser feita uma campanha com a Assistência Social quanto à atenção de recursos para ajudar as famílias. “Foi encaminhado para Curitiba um relatório e as famílias afetadas receberão ajuda”, cita.                        
O coordenador da Defesa Civil cita que diversos pontos foram afetados, como o Terra Bonita, onde um muro de arrimo rompeu-se e danificou alguns imóveis. Engenheiros da prefeitura estão avaliando as condições de moradia. Quanto ao abastecimento de água, a captação de água do Samae foi afetada, elevando o nível do rio e afetando os motores. Mesmo com a atemporalidade, imediatamente, após o nível da água cair, a operação voltou à normalidade. Quanto às galerias pluviais, devido às obstruções, em alguns locais o asfalto e calçadas cederam. “A Prefeitura fará um levantamento onde há bueiros entupidos para limpa-los. É importante a população destinar corretamente o lixo através da reciclagem e observar as recomendações quanto à construção, como por exemplo, o uso de caixa para fazer concreto”, cita.                                        
Na área rural, devido às estradas serem de terra, houve maior dificuldade, uma vez que o maquinário da prefeitura trabalhou intensamente na área urbana. Com a melhora do tempo, na quinta-feira foi realizada a limpeza nas estradas. “Há uma força tarefa de voluntários e funcionários da Prefeitura que trabalham arduamente para que tudo volte à normalidade”, afirma.                             
Quanto ao Rio Tibagi, que havia grande preocupação devido a correnteza poder ultrapassar a ponte. Carlos Alberto Caprera diz que foram realizados monitoramentos em diversos locais do rio para verificar a situação. A ação conjunta envolveu além da Prefeitura, a Policia Federal, Corpo de Bombeiros. “Na 3ª feira houve interdição da ponte na BR 369. Em casos como este, o município tem um plano de contingência através da Defesa Civil. Num prazo curto são usados meios para socorrer as pessoas, seja por barcos ou outros recursos, como maquinário e mão de obra”, pontua.

Nenhum comentário: