terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Ideal para decorar salas e varandas, móveis rústicos estão disponíveis na Casa do Artesanato de Ibiporã.

Decoração é algo muito importante na casa de qualquer pessoa. Cada um tem gostos e opções diferentes, sendo que uma tendência atual são os móveis rústicos. “Eles promovem ao ambiente harmonia e trazem personalidade porque são artesanais”, declara Maurílio José Ferreira (47), que usa bambu gigante, taquara e Cana da Índia na produção de cama, mesa, sofá, cadeira, rack, aparador, cabideiro, banco, estante, banqueta, colher, porta vaso e demais objetos. “O bambu, além de ser mais leve, se bem cuidado pode durar mais de 40 anos, uma vez que o segredo da durabilidade é o tratamento com maçarico e verniz, além de evitar a umidade”, diz.                         


Usando o material há mais de 16 anos, o trabalho de Maurílio foi descoberto em Londrina, quando participou de algumas feiras e pôde sobreviver com a atividade. Hoje, atuando como servidor na Prefeitura, aos fins de semana e durante a noite se dedica ao trabalho artesanal. Além do bambu, ele usa fibra, junco sintético, parafuso e madeira. “Ao invés de grampear a conexão das peças, uso madeira parafusada e encapada com fibra para dar maior durabilidade. O trabalho é complexo e artesanal, onde vou às propriedades rurais colher o bambu com um facão”, ressalta.                                              

Com móveis expostos em diversas feiras, seu trabalho é conhecido em diversas localidades e há muitas lojas, chácaras e sítios em Londrina, Cambé, Ibiporã, Maringá e cidades da Bahia e do Rio Grande do Sul que usam seu trabalho como peça decorativa. “Tenho muitas encomendas de sofá, que custa em média trezentos reais e ornamentam escritórios, salas de espera em consultórios, casas e varandas”, relata.                                                                                   
Interessados em conhecer os móveis rústicos do Maurílio José Ferreira, podem se dirigir a Casa do Artesanato de Ibiporã, na Av. Pedro II, 368 e com telefone de contato pelo 3178-0215 ou 3178-0216. Ali é possível encontrar em exposição e para venda peças menores como porta vaso, cabideiro, luminária, mesa de centro, colheres e demais objetos. Ou então ligar no telefone 9979-6066 ou 84159424, falando diretamente com o artesão.


Nenhum comentário: