Ouvimos, não com pouca freqüência, alguém pronunciar ou escrever a frase: “jornal diário”. O termo tem sua etimologia na língua latina italiana “diurnale”, que significa “diário”. Na língua francesa Jour significa dia. Bonjour, quer dizer bom dia. Por conseguinte, quem pronunciar ou escrever “Jornal Diário”, comete um “assassinato” contra a língua mater, a portuguesa. O termo é redundante. Popularmente, redundância, é o mesmo que falar “chover no molhado”.
Se levarmos em conta que para ser classificado como jornal, ele deve ter tiragem diária, concluímos que o jornal quinzenal ou mensal, não se caracteriza como jornal, mas simplesmente como alternativo. Quando o veículo de comunicação é mal redigido ou contêm constantes irregularidades na sua apresentação, é denominado de jornaleco.
A propósito, gostaria de colaborar com meu grande amigo Jorge, Diretor da Tribuna de Ibiporã. Tem ocorrido um descuido, creio, da parte do jornalismo da Prefeitura, que envia a matéria pronta, anunciando em manchete um fato e ilustrando com fotos completamente diferentes. Isto ocorreu na primeira semana de maio e na edição de quatro de julho deste ano.
O jornalista ou colunista, por sua vez, precisa ter uma linguagem polida, correta e evitar se envolver com o maledeto da cacofonia. É um som desagradável entre uma palavra e outra, dando sentido adverso àquilo que realmente queríamos dizer. Isso pode resultar em um palavrão. Por exemplo: Eva e Adão no paraíso.
O exemplo da redundância está na seguinte frase: Pedro foi junto com João á farmácia. Se Pedro foi com João, não é necessária a palavra junto.
As repetições são muito cometidas: no no, na na, da da, do do, com com, que que, para para. Tudo isso numa mesma frase.
Cuidado com o pronome oblíquo me! Exemplo: Todos me terão por bem aventurada!
O verbo no tempo infinitivo é empregado frequentemente por quem não possui um bom vocabulário, gerando uma comunicação forçada. Na carta, que circulou recentemente pela cidade, escrita por um candidato, detectamos nada menos que 43 (quarenta e três) verbos infinitivos, na seguinte ordem: Marcar, seguir, trabalhar, liderar, ajudar, melhorar, planejar, mudar, administrar, valorizar, atuar, melhorar, implantar, modernizar, atrair, gerar, orgulhar, quer ouvir, governar, estar, contribuir, administrar, ser, concorrer, for, merecer, estar, trabalhar, conhecer, deixar, agradecer, receber, ajudar, ser, cumprir, agradecer, estar, abrir, colocar, trabalhar, trabalhar, fazer, crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário