O impulso de comprar um objeto seja devido ao preço ou praticidade, leva muitos consumidores e esquecer de perguntar ao vendedor se existe assistência técnica em sua região. Foi isso que aconteceu com o motorista João Severino. Ele comprou, por um baixo preço, uma maquina fotográfica de excelente qualidade na resolução de imagens. Porém, quando ocorreu um problema técnico, João constatou que não havia assistência técnica em Londrina, sendo preciso encaminhar, via correio, a máquina para São Paulo. Diagnosticado o problema, o motorista esperou mais dois meses para que o produto retornasse consertado.
Situações como a de João, relacionadas à garantia de produtos e assistência técnica, são decorrentes de muitas reclamações no PROCON de Londrina. Para que isso seja evitado, o coordenador do PROCON, Marco Cito, alerta que o consumidor deve, antes de adquirir qualquer bem, buscar informações referentes à assistência técnica no seu município. Caso não haja, o consumidor deve ter ciência disso.
Cito lembra que, não havendo assistência, o custo de postagem fica por conta da empresa fabricante ou responsável e, a correspondência deve ser encaminhada a cobrar. Caso o consumidor não queira realizar o procedimento, cabe ao lojista direcionar o produto. “Se a loja não cumprir isso, deve-se procurar seus direitos no PROCON”, afirma.
O prazo de devolução é de até trinta dias e, se o prazo for extrapolado, o consumidor, de acordo com o artigo 18 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, indica a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízos de eventuais perdas e danos; ou o abatimento proporcional do preço.
Para que tais problemas sejam evitados, o PROCON recomenda pesquisas quanto ao fabricante, assistência técnica, qualidade do produto e se a marca é conhecida.
Quanto aos lojistas, Cito relata que em Londrina não há resistência quanto ao cumprimento das garantias do consumidor. Mas, caso a loja busque isenção de responsabilidade, não atendendo o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o PROCON deve ser acionado na Rua Mato Grosso, 299, ou pelo telefone 151.
Em Londrina, no ano de 2009, o PROCON recebeu 29 reclamações por falta de assistência técnica, 19 por falta de peças para conserto e 96 queixas referentes ao não cumprimento dos termos de garantia.
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